Sobe para 27 o número de mortes causadas por gripe suína em Minas
Em Minas, 27 pessoas morreram neste ano vítimas do vírus Influenza A H1N1 - gripe suína. Entre as vítimas, 15 tinham entre 40 e 59 anos. Os dados estão em um balanço divulgado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).De acordo com o órgão, em 2012, foram notificados 1.615 casos e , destes, 78 (4,8%) foram causados pelo vírus. Ainda de acordo com a secretaria, outras 14 mortes estão sendo apuradas, 173 casos são investigados e 1.364 foram descartados.Entre os óbitos, três estão na faixa etária entre 10 a 19 anos; cinco entre 20 a 39 anos; 15 entre 40 a 59 anos e quatro acima dos 60 anos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a maioria dos casos confirmados no Estado ocorreu na região Sul. Ainda de acordo como a SES, a Influenza provoca epidemias anualmente com circulação de vários subgrupos. Neste ano, circulam no Brasil a Influenza A H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
Em Patos de Minas, um homem de 58 anos morreu em decorrência da Influenza A H1N1, levando a cidade gerar um comitê da doença para definir as ações que serão adotadas no município. O objetivo do trabalho será prevenir o avanço do vírus.
Tamiflu
A SES também informou que o medicamento Tamiflu 75 mg (fosfato de Oseltamivir), usado no tratamento da doença, foi distribuído para todos os municípios do Estado. Gratuito, o Tamiflu poderá ser usado em qualquer pessoa com sintomas de gripe conforme indicação médica.
De acordo com o clínico em infectologia Unaí Tupinambas, os sintomas da Influenza A H1N1 são os mesmos de uma gripe comum, porém, mais intensos. "Se a pessoa tiver os sintomas, deve procurar uma unidade básica de saúde, onde será aplicado o antiviral", explicou.
Tupinambas ressaltou que a melhor forma de evitar a doença é se vacinar e adotar medidas de higiene, como lavar as mãos, e evitar aglomerações.
Fonte: O TEMPO on line/ Vanderlei Gontijo