SOS: Rio Areado recebe 11 mil peixes com espécies que já estavam extintas
Na manhã desta sexta-feira (31/03) as águas do Rio Areado ganharam mais vida, com a realização do 2º Peixamento. A primeira aconteceu há 17 anos. Milhares de peixinhos de várias espécies que praticamente desapareceram, foram depositados nas águas do rio, com a participação de estudantes, educadores e parceiros do SOS Areado.
A ação de preservação e recuperação teve início logo pela manhã. Estudantes, organizadores e outros participantes se reuniram às margens da rodovia LMG-743 e seguiram até as proximidades do rio, onde foram depositados 11 mil peixinhos. O movimento SOS Areado está comemorando 20 anos de atuação. O primeiro Peixamento foi realizado em 1999. A ação, segundo o ambientalista Nascimento Xel, deu ótimos resultados, inclusive auxiliando no sustento de pescadores da região.
O objetivo é repovoar o Rio Areado com espécies que estão praticamente extintas. Foram recolocadas 8 espécies, entre elas o surubim (pintado), pacamã e pacu, que vieram do interior de São Paulo. A expectativa é de que mais doações sejam realizadas para até o final do ano em um trabalho mais amplo, 100 mil peixinhos, repovoem as águas do rio. Para isso, parcerias vem sendo buscadas.
Matéia: Jessica Andrade - Fotos: Gustavo Brito/Fonte: Patos já
Fonte: Vanderlei Gontijo