Superintendente da COPASA detalha cobrança por tratamento de esgoto em Patos de Minas

Notícias | Economia

23 Novembro, 2020

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Superintendente da COPASA detalha cobrança por tratamento de esgoto em Patos de Minas


A COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23/11) em Patos de Minas. A superintendente da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), Cristiane Carneiro, explicou o reajuste na taxa de esgoto que começará a ser aplicado em janeiro de 2021.

Conforme já noticiado, haverá um aumento de 8%. Atualmente, os consumidores pagam pela coleta do esgoto (25% do valor gasto em água). A partir de janeiro o valor será de 33% (coleta + tratamento). Segundo a regulamentação da ARSAE (Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Agua e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) a empresa pode cobrar até 100% do consumido em água.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) funciona desde 2013. Atualmente 90% dos resíduos chegam até a estação. São 58 mil ligações em Patos de Minas, sendo que cerca de 7 mil não estão conectadas a ETE. Os consumidores de imóveis que não possuem ligação com a estação não serão cobrados pelo tratamento, apenas pela coleta (25%).

Em 2019, a COPASA e a Prefeitura de Patos de Minas celebraram um aditivo contratual que prevê a cobrança gradual pelo tratamento de esgoto. Veja como funcionará a evolução da cobrança.

Janeiro de 2021 – 33%

Julho de 2021 – 2/3 (dois terços)

Janeiro de 2022 – 100%

Cristine Carneiro também destacou que não houve aumento na conta em novembro e sim uma redução. A ARSAE autorizou um reajuste na taxa de coleta de esgoto, de 31% para 25%, ou seja uma redução de 6%. Por outro lado, a tarifa pelo consumo de água cresceu em 3,04%. A diferença dos percentuais resultou em uma conta 3% mais barata ao consumidor.

Durante a coletiva, os jornalistas questionaram a respeito do mau cheiro nas imediações da Av. Padre Almir Neves de Medeiros, no bairro Guanabara. No local termina a canalização do Córrego da Cadeia. Conforme noticiado pelo Patos Notícias em 05 de agosto (clique aqui e relembre) uma espécie de “Lagoa de Esgoto” teria se formado. O engenheiro de sistemas, Júlio Cézar Caetano, explicou que várias ligações irregulares de esgoto na rede pluvial foram removidas e o problema solucionado. A Operação “Caça-Esgoto” utiliza câmeras para verificar descartes clandestinos no interior das galerias.

Sobre a intermitência no abastecimento, Cristiane voltou a ressaltar que a elevação na temperatura, e por consequente no consumo, causou o problema, que já foi resolvido. Por fim, os profissionais da companhia pediram que a população colabore. Ao presenciar qualquer problema com a prestação do serviço, como paralização no abastecimento, vazamento de esgoto, etc, que comunique através do telefone 115 ou pelos canais digitais da empresa.

Fonte: Patos Notícias 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




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