Superintendente da COPASA detalha cobrança por tratamento de esgoto em Patos de Minas
A COPASA (Companhia de Saneamento de Minas
Gerais) concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23/11) em
Patos de Minas. A superintendente da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), Cristiane
Carneiro, explicou o reajuste na taxa de esgoto que começará a ser aplicado em
janeiro de 2021.
Conforme já noticiado, haverá um aumento de 8%. Atualmente, os
consumidores pagam pela coleta do esgoto (25% do valor gasto em água). A partir
de janeiro o valor será de 33% (coleta + tratamento). Segundo a regulamentação
da ARSAE (Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Agua e de
Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) a empresa pode cobrar até 100%
do consumido em água.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) funciona desde 2013.
Atualmente 90% dos resíduos chegam até a estação. São 58 mil ligações em Patos
de Minas, sendo que cerca de 7 mil não estão conectadas a ETE. Os consumidores
de imóveis que não possuem ligação com a estação não serão cobrados pelo
tratamento, apenas pela coleta (25%).
Em 2019, a COPASA e a Prefeitura de Patos de Minas celebraram um
aditivo contratual que prevê a cobrança gradual pelo tratamento de esgoto. Veja
como funcionará a evolução da cobrança.
Janeiro de 2021 – 33%
Julho de 2021 – 2/3 (dois terços)
Janeiro de 2022 – 100%
Cristine Carneiro também destacou que não houve aumento na conta
em novembro e sim uma redução. A ARSAE autorizou um reajuste na taxa de coleta
de esgoto, de 31% para 25%, ou seja uma redução de 6%. Por outro lado, a tarifa
pelo consumo de água cresceu em 3,04%. A diferença dos percentuais resultou em
uma conta 3% mais barata ao consumidor.
Durante a coletiva, os jornalistas questionaram a respeito do mau
cheiro nas imediações da Av. Padre Almir Neves de Medeiros, no bairro
Guanabara. No local termina a canalização do Córrego da Cadeia. Conforme
noticiado pelo Patos Notícias em 05 de agosto (clique aqui e relembre) uma
espécie de “Lagoa de Esgoto” teria se formado. O engenheiro de sistemas, Júlio
Cézar Caetano, explicou que várias ligações irregulares de esgoto na rede
pluvial foram removidas e o problema solucionado. A Operação “Caça-Esgoto”
utiliza câmeras para verificar descartes clandestinos no interior das galerias.
Sobre a intermitência no abastecimento, Cristiane voltou a
ressaltar que a elevação na temperatura, e por consequente no consumo, causou o
problema, que já foi resolvido. Por fim, os profissionais da companhia pediram
que a população colabore. Ao presenciar qualquer problema com a prestação do
serviço, como paralização no abastecimento, vazamento de esgoto, etc, que
comunique através do telefone 115 ou pelos canais digitais da empresa.
Fonte: Patos Notícias