SUS começa a oferecer vacina contra catapora em todo o Brasil

Notícias | Saúde

04 Setembro, 2013

0

SUS começa a oferecer vacina contra catapora em todo o Brasil


A partir da última Segunda-feira (02/09), o SUS começou a oferecer vacina contra catapora. A tríplice viral que protegia apenas contra sarampo, caxumba e rubéola foi substituída pela tetra, que além das outras três doenças também protege contra a varicela, popularmente conhecida como catapora.

A vacina é destinada a crianças de 15 meses que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral. Vale lembrar que a vacina contra a catapora não garante que a criança não desenvolva o vírus ao longo da vida. No entanto, se isso acontecer, será um quadro mais leve.

O Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações pela doença. De acordo com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, com apenas uma injeção o Brasil vai poder proteger as crianças contra quatro tipos de doenças. Isso facilitará o trabalho dos profissionais e trará economia, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação.

É necessário os pais conferirem no posto de saúde mais próximo se a tetraviral já está disponível, tendo em vista que alguns municípios ainda estão adequando a rotina à nova vacina. A previsão é de que todas as salas de vacinação do país tenham as doses até o fim do mês de setembro. Não haverá campanha de vacinação, já que a vacina será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da tríplice viral.

A catapora é altamente contagiosa e atinge, principalmente, crianças de 1 a 6 anos de idade. A transmissão acontece por contato e por via respiratória. Ambientes pouco ventilados, creches e escolas são propícios para a disseminação do vírus. Por conta disso, a melhor forma de prevenir o seu filho é por meio da vacinação.

Fonte: A Saúde de Nossos Filhos, Hospital Israelita Albert Einstein

Fonte: Débora Araujo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)