Tamanduá bandeira é capturado pelo Corpo de Bombeiros dentro de quintal de residência no Bairro Planalto na cidade de Lagoa Formosa

Regionais | Policiais

08 Fevereiro, 2016

0

Tamanduá bandeira é capturado pelo Corpo de Bombeiros dentro de quintal de residência no Bairro Planalto na cidade de Lagoa Formosa


O Corpo de Bombeiros da cidade de Patos de Minas e a Polícia Militar de Lagoa Formosa capturaram na madrugada desta Segunda-Feira (08/02) em uma residência na Rua Vergílio Merquias, no Bairro Planalto, um Tamanduá Bandeira. O animal foi visto no local por um morador da casa, após os cachorros da rua latir com o “bicho”, o que fez com que o mesmo se refugiasse dentro do lote do imóvel.   Usando técnicas especiais de captura os bombeiros imobilizaram o tamanduá que aparentava estar em sua idade adulta, devido à sua estatura e em seguida levou o mesmo até uma reserva ambiental e soltou o animal em seu habitat natural.

O tamanduá-bandeira é encontrado na América Central e na América do Sul. É uma das quatro espécies de tamanduás e, junto com as preguiças, está incluído na ordem Pilosa. É o maior e o mais terrestre dos tamanduás, pode ter até 2,1 m de comprimento e pesar até 45 kg. É facilmente reconhecido pelo seu focinho longo e padrão característico de pelagem. O animal é sobrevive em diversos tipos de ambientes, desde savanas e florestas. Em Lagoa Formosa o aparecimento de tamanduá no perímetro urbano se tornou rotina e a ação se deve à grande devastação da natureza causada pelo homem.

Costuma procurar alimento com mais frequência em áreas abertas do que em fechadas. Alimenta-se principalmente de formigas e cupins, utilizando suas garras para cavar e a língua para coletar os insetos. Apesar dos territórios individuais muitas vezes se sobreporem aos de outros, são animais primariamente solitários, sendo encontrados com outros somente em situações de cios de fêmeas. O tamanduá-bandeira é listado como "vulnerável". Foi extinto em algumas partes de sua distribuição geográfica. As principais ameaças à sobrevivência da espécie são a caça e destruição do habitat, apesar de ser encontrado em inúmeras unidades de conservação.

Fotos:Wender Nunes

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (17)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)