Telefonia Rural é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal de Patos de Minas
A situação da Telefonia nas localidades rurais do Município de Patos de Minas foi tema de Audiência Pública realizada na última Terça-Feira (09/4), no Plenário da Câmara Municipal. A iniciativa foi do Vereador e Presidente Otaviano Marques de Amorim e contou com participação dos Vereadores José Osmar de Castro (Guiguim), Antônio Ferreira da Rocha (Tonhão da Copasa), Edimê Erlinda de Lima Avelar, Francimar Rosa dos Santos (Ditinho), Itamar André dos Santos, João Batista Gonçalves (Cabo Batista), José Lucilo da Silva Júlio (Duda), Lásaro Borges de Oliveira, Lindomar Francisco Tavares, Valdir Reis de Jesus e Francisco Carlos Frechiani.
Vários segmentos da sociedade estiveram presentes, entre representantes de sindicatos, de emissoras de televisão, de comunidades rurais, do executivo patense e da empresa responsável pelo serviço de telefonia no Município, a Algar Telecom/CTBC. O principal problema apresentado pelos moradores das localidades rurais foi á precariedade do sinal de telefones fixos e móveis e da internet na zona rural, o que vem dificultando a comunicação das pessoas residentes nos locais. Os moradores reivindicaram ações concretas para a solução dos problemas e pediram tratamento igualitário entre moradores da zona urbana e da zona rural.
Os Vereadores presentes expuseram seus pareceres com relação ao assunto, manifestando a vontade do legislativo patense, como legítimo representante do povo, em minimizar e resolver definitivamente a questão. Os parlamentares pediram aos representantes da empresa de telefonia que explicassem as possíveis causas dos problemas mencionados e propusessem sugestões e atos de execução para melhor atender às comunidades prejudicadas.
Diante do exposto, o representante da Algar Telecom/CTBC e Coordenador Regional de Patos de Minas e Uberaba,Luiz Renato Lacerda Ferrarese, afirmou, no primeiro momento, que a empresa instituiu 2013 como o ano do atendimento e que, portanto, vários esforços estão sendo dispensados para a prestação de um serviço de telefonia de qualidade em todas as localidades, tanto urbanas quanto rurais. Disse que as reclamações são muito oportunas, pois representam uma forma de a empresa evoluir e melhorar o atendimento ao cliente.
Além disso, Luiz Renato se comprometeu em fazer uma checagem técnica em campo, em todas as comunidades rurais em que há degradação de sinal, avaliando e verificando medidas técnica e economicamente possíveis para a solução dos problemas apresentados. Por fim, ele afirmou que a empresa avaliará todas as condições com muito critério, inclusive os casos específicos citados durante a Audiência Pública, e responderá oficialmente à Câmara Municipal.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
Fonte: Juliana Araújo/Fotos: Câmara Municipal