Temporal que caiu em Patos de Minas arranca proteção de tela do córrego do monjolo

Notícias | Política

27 Março, 2013

0

Temporal que caiu em Patos de Minas arranca proteção de tela do córrego do monjolo


O temporal que caiu em Patos de Minas na última Segunda-Feira (25/03) deixou ainda mais crítico o estado do córrego do monjolo. Nesta Terça-Feira (26/03) a reportagem do portal de notícias Patos 1, esteve no local e fotografou a devastação que as águas que inundaram o local fizeram com as telas que tentavam proteger às margens do córrego. Elas foram parar dentro do leito do riacho. Outro temporal pode agravar ainda mais a situação.

O córrego que fica na Avenida Fátima Porto está sofrendo assoreamento em seu leito há vários meses. As obras que estão sendo feitas no local há mais de dois anos, principalmente o prolongamento da avenida, que é o serviço mais recente, vem causando através de deslizamentos o assoreamento. A reportagem constatou a grande quantidade de areias, terras, pedras, restos de lixos e até mesmo troncos de árvores que se acumulam dentro do córrego, impedindo o fluxo normal das águas.

Em algumas partes o assoreamento já interrompe mais da metade do fluxo das águas e o acúmulo de resíduos e de aproximadamente meio metro de espessura. Além das terras e areias dentro do Monjolo, as telas que dão suporte aos barrancos estão se desprendendo e indo parar no fundo do riacho. O assoreamento é uma conseqüência direta da erosão.

Para se observar se uma região está sofrendo uma erosão  basta que se observe as águas das enxurradas e dos rios após as chuvas. Se for barrenta é porque na região a montante está sendo muito erodida. Ao erodir um terreno a água da chuva leva a argila em suspensão, dando a cor amarelo às águas.

O fato é preocupante porque o prolongamento da Avenida Fátima Porto, em Patos de Minas, que passa por obras, não tem suportado as fortes chuvas e os barrancos estão se desmanchando a cada chuva. O assoreamento ocorre em regiões rebaixadas como o fundo de vales, rios, mares ou qualquer outro lugar em que o nível de base da drenagem permita um processo deposicional. Segundo informações da Prefeitura Municipal providências serão tomadas no sentido de solucionar a situação. 

 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (25)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)