Temporal que causou estragos em Patos de Minas teve quase 80 mm de chuva

A afirmação é do climatologista Adalberto Vieira, que coordena a estação climatológica do UNIPAM

Notícias | Mundo

04 Dezembro, 2019

0

Temporal que causou estragos em Patos de Minas teve quase 80 mm de chuva


O temporal caiu em Patos de Minas na tarde dessa terça-feira (3/12), e que provocou alagamentos e estragos em ruas e residências, teve um volume superior a 76 milímetros, com alguns momentos sendo ainda maior, ficando em 117 mm. A afirmação é do climatologista Adalberto Vieira, que coordena a estação climatológica do UNIPAM.

O professor do Centro Universitário disse que a concentração no final da tarde foi provocada por uma grande massa de ar que se aqueceu durante o dia. “ Uma baixa pressão que ocorreu no Oceano Atlântico, atraiu a massa de ar que veio da floresta equatorial. É o que nós chamamos de zona de convergência do Atlântico Sul, e quando passou sobre nossa região, a temperatura elevada com alta umidade local, se somou a esta massa provocando o volume elevado de chuva” explicou.

De acordo com Adalberto, choveu um volume de 76,6 milímetros, na maior parte do tempo. O que já bem acima do que se esperava. No entanto, em alguns momentos o volume chegou a 117 mm por hora. “Isto significa por exemplo, despejar 117 litros de água em um metro quadrado durante uma hora”, destacou.

Outra constatação do climatologista, é que em cerca de duas horas, choveu o equivalente a média de chuvas que caíram em 8 meses deste ano, quando as médias ficaram entre 60 e 70 mm. A previsão para o mês de dezembro, segundo Adalberto Vieira, é que ocorram chuvas quase todos os dias, mas à princípio com intensidade menor, do que a registrada no final da tarde desta terça-feira.

Redação: Patos Já

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (3)

COMENTÁRIOS (0)