Tocha Olímpica faz história em Patos de Minas

Regionais | Outros Esportes

09 Maio, 2016

0

Tocha Olímpica faz história em Patos de Minas


Comissão do Rio 2016 que trabalhou na organização do revezamento na cidade destacou a logística e a segurança prestadas no evento: "estão entre as melhores que vimos até o momento"

A passagem da tocha pelas ruas e avenidas de Patos de Minas fez história e deixará na memória de milhares e, principalmente, dos condutores do fogo olímpico, as emoções vividas na noite do dia 8. Após o término do evento, o Comitê Olímpico Brasileiro enalteceu a organização da logística, que inclui o isolamento das ruas, a estrutura erguida no Galpão do Produtor Rural e a segurança prestada no evento. "Já visitamos algumas cidades que fazem parte da rota da tocha, e Patos, com certeza, se destacou. O evento foi perfeito e, pelo que vimos e apuramos, cerca de 40 mil pessoas foram às ruas, e não houve qualquer incidente de maior gravidade", pontuou um membro do Comitê.

Foram dez quilômetros percorridos pelas principais ruas e avenidas do Município, sendo que cada um dos 50 condutores pôde conduzir a tocha caminhando ou correndo por 200 metros. O isolamento feito por gradis e telas por todo o percurso ofereceu a segurança necessária para que o evento ocorresse sem atrasos e transtornos, conforme orientação repassada pelo próprio Comitê. O tempo total, a contar do momento em que o primeiro condutor iniciou a caminhada, foi de aproximadamente duas horas. A pira olímpica foi acesa no palco principal erguido no estacionamento do Galpão do Produtor às 20h30, e o evento, incluindo o show musical da Banda 'Jamil e Uma Noites', encerrou-se às 22h30, conforme o planejamento inicial.

Os membros do Comitê reconheceram a pontualidade e a organização prestadas pela força tarefa do Município, que inclui, em especial, o trabalho da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da equipe de seguranças contratados. A participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, da Fundação Promam, além dos estudantes universitários, foi também enaltecida pelo Comitê. "Notamos que grande parte da cidade se mobilizou para o evento", disse um membro do Rio 2016.

Desde a manhã de segunda-feira, dia 9, representantes do Poder Executivo Municipal de dezenas de cidades brasileiras que ainda receberão a tocha têm entrado em contato com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Patos de Minas, para buscar orientações sobre a organização e planejamento do evento.

Patos de Minas foi destaque na imprensa nacional, devido ao grande sucesso do revezamento da tocha. Matérias jornalísticas foram exibidas nos programas Domingão do Faustão, Fantástico, Globo Esporte e demais jornais da Rede Globo; também nos programas jornalísticos da Rede Record; e nos programas da Rede Bandeirantes. Pela imprensa local, a cobertura do evento foi feita pelo Canal 5, pelas principais rádios, sites de notícias da cidade e pelo jornal Folha Patense. 

"Patos de Minas foi a cidade que melhor recepcionou a tocha olímpica até hoje. Estavam lotadas as ruas e avenidas, também a lagoa e o local onde aconteceu o show musical", relatou outro membro do Comitê Olímpico.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Patos de Minas

 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)