Total desrespeito: construtores usam calçada de Rua em Lagoa Formosa para despejar entulhos
Uma cena de total desrespeito com os moradores de Lagoa Formosa está acontecendo na Rua José Rodrigues Borges, no Bairro Santa Cruz. Restos de materiais de construção, entulhos, telhas, areias e tijolos foram despejados na calçada da rua que fica juntamente com a Área de Preservação Permanente (APP). Revoltados alguns moradores do local, acionaram a prefeitura municipal pedindo que fosse feita a limpeza do lugar, sendo que os proprietários de imóveis do bairro usam o espaço até mesmo para plantar verduras e árvores frutíferas, como “pés” de manga, laranja, pêssego e mexerica.
De acordo com informações de um morador da rua, é comum flagrar construtores de imóveis usando a calçada para jogar entulhos de construção civil no espaço público. O denunciante diz que semanalmente visualiza restos de materiais de construção sendo despejados no local. Ele ressalta que por ser um bairro onde existem muitos imóveis sendo erguidos, a calçada da Rua José Rodrigues Borges é o local preferido para descarte de objetos inservíveis. A preocupação dos moradores não é só com a sujeira e falta de respeito, uma pessoa disse que já encontrou dezenas de escorpiões saindo dos entulhos.
Já nesta manhã de terça-feira (25/07), funcionários da prefeitura municipal foram até o local e usando um pequeno trator, caçambas e caminhões fizeram a retirada dos entulhos do local e deixaram a área novamente limpa. A administração municipal de Lagoa Formosa, aproveita inclusive para pedir aos moradores da rua que voltem a denunciar, principalmente, quando flagrarem as pessoas jogando os entulhos no local, sendo que o ato é criminoso, passivo de multas e de responsabilidade ambiental por fazer parte de uma área de reserva permanente.
Fonte: Vanderlei Gontijo