Trabalhadores rurais de Carmo do Paranaíba concluem curso de Operação e Manutenção de Colhedora de Café

A iniciativa contou com a parceria da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (CARPEC) e mobilização de Adriano.

Notícias | Economia

02 Junho, 2022

0

Trabalhadores rurais de Carmo do Paranaíba concluem curso de Operação e Manutenção de Colhedora de Café


Vinte e quatro trabalhadores rurais de Carmo do Paranaíba concluíram o curso de Operação e Manutenção de Colhedora de Café, realizado pelo Sistema FAEMG em duas propriedades. A iniciativa contou com a parceria da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (CARPEC) e mobilização de Adriano Pereira.

"A colheita é o momento mais importante de todo o ciclo. É quando colhemos os resultados de todo o trabalho. Uma colhedora bem regulada faz toda a diferença e, no curso, eles aprendem todos os ajustes, o monitoramento da colheita, o cálculo de porcentagem de grãos verde, verde-cana, cereja, passa e seco e os custos da colheita mecanizada", detalhou o instrutor Fernando Geraldo de Paula.


24 trabalhadores participaram do curso.

Doze dos participantes são colaboradores da Fazenda Santa Cecília, que cultiva, beneficia e comercializa o café. Eles são tratoristas e, durante a colheita, operam as colhedoras. Os cursos do Sistema FAEMG são essenciais tanto no sentindo de obtermos as certificações, pois trabalhamos com o mercado externo, quanto no respeito ao meio ambiente, qualidade do café e respeito aos colaboradores", comemorou o técnico em Segurança no Trabalho da Fazenda Santa Cecília, Welton dos Santos.

Líder mundial


O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Apesar da seca severa e as fortes geadas em 2021, a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a produção de café é de 53,4 milhões de sacas, na safra deste ano. O volume representa 5,7 milhões de sacas em relação ao ciclo anterior.

Por Élcio Fonseca

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)