TSE terá centro de combate a fake news e ao discurso de ódio nas eleições

Em outubro deste ano, haverá pleito municipal para escolha de prefeitos e vereadores.

Notícias | Política

12 Março, 2024

0

TSE terá centro de combate a fake news e ao discurso de ódio nas eleições


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá inaugurar, na tarde desta terça-feira (12), o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). A intenção é atuar no combate à desinformação (fake news), discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral. Em outubro deste ano, haverá pleito municipal para escolha de prefeitos e vereadores. 

A proposta é que o centro promova uma cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, especialmente as plataformas de redes sociais e serviços de mensagens, como WhatsApp e Telegram, durante o período eleitoral. Um dos focos será acompanhar o cumprimento de regras para a propaganda eleitoral.

Os Tribunais Regionais Eleitorais terão apoio no aperfeiçoamento da utilização da inteligência artificial nas eleições, no combate à desinformação e à deepfake e na proteção à liberdade de escolha dos eleitores. Também será feita a promoção da educação em cidadania, nos valores democráticos e nos direitos digitais.

O centro será comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por outros integrantes da Corte. Serão convidados, ainda, outros nomes da Procuradoria-Geral da República (PGR), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Os integrantes do centro deverão trocar informações para agilizar a comunicação entre os órgãos, entidades e plataformas de redes sociais, assim como aprimorar a implementação de ações preventivas e corretivas. Também haverá esforço na realização de cursos, seminários e estudos para a promoção de educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate a desinformação eleitoral, entre outras funções.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)