UPA III na cidade de Patos de Minas entra em funcionamento um ano e meio após ser inaugurada prematuramente
Entra em funcionamento na próxima Segunda-Feira, 30 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte III, no Bairro Peluzzo, na cidade de Patos de Minas. A unidade foi construída para atender toda a população da cidade e irá oferecer atendimentos de urgência e emergência para cerca de duzentas mil pessoas, atendendo também os municípios de Presidente Olegário e Lagoa Formosa.
Recentemente, um Analista do Ministério da Saúde fez um monitoramento de todas as unidades de pronto atendimento (UPA's) que ainda não estão em funcionamento no estado de Minas e de acordo o mesmo, o imóvel faltava alguns ajustes, como a construção do muro de proteção e a aquisição de alguns equipamentos médicos, que já estão sendo providenciados.
O analista disse que a obra não poderia ter sido inaugurada em 30 de dezembro de 2012 como aconteceu, devido às más condições na estrutura. Porém, a administração atual deu sequencia aos reparos necessários e falta pouco para os concertos finais, o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para o início do funcionamento é até o dia 30 de junho de 2014, com isso na próxima Segunda-Feira a UPA III terá que entrar em funcionamento.
O Secretário de Saúde de Patos de Minas, Dirceu Deocleciano disse que o prazo estipulado é mais do que suficiente para que todos os problemas sejam resolvidos e enfim os trabalhos de atendimentos à população sejam iniciados. Toda a construção tem o investimento na ordem de R$ 3 milhões, em parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal. Dirceu alegou faltar profissionais médicos, camisolas, pijamas masculinos e vários outros utensílios necessários para o atendimento, que foram adquiridos e serão entregues nos próximos dias.
Faltando apenas 03 dias para o início das atividades, é possível ver a obra a todo o vapor e funcionários por toda parte. Equipamentos e medicamentos já estão nas instalações às disposições dos pacientes na próxima semana.
Fotos: Aldieres Brito
Fonte: Vanderlei Gontijo