Vazante não confirma informação da Prefeitura de Patos de Minas; criança de 5 anos não teve teste positivo para Covid-19
A Secretaria de Saúde de Vazante não confirma a informação de que uma criança da cidade foi encaminhada em estado grave para Patos de Minas em decorrência da covid-19.
O caso aconteceu nesta quarta-feira (17), quando a criança, uma menina de 5 anos, deu entrada no Hospital Municipal de Vazante com um quadro de síndrome respiratória – dificuldade de respiração.
A criança teve o quadro estabilizado e realizou dois testes que apresentaram resultados negativos para a covid-19. Ela permaneceu internada no Hospital Municipal até por volta das 14 horas, quando sofreu uma nova crise respiratória e foi encaminhada para o Hospital Regional de Patos de Minas.
O encaminhamento da criança não ocorreu com base em laudo conclusivo de caso relacionado à covid-19, uma vez que o diagnóstico não foi confirmado pelo médico que atendeu a menina e pode derivar de outros quadros de sintomas respiratórios.
A notícia de que a menina deu entrada no Hospital Regional com diagnóstico de covid-19 teria sido uma informação precipitada da assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos à imprensa local.
Ainda na noite de ontem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Vazante para se informar sobre o caso.
A SES-MG solicitou uma coleta de material biológico da criança para que o caso seja analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A menina prossegue em observação médica no Hospital Regional e, até o momento, o seu quadro de saúde é estável.
Fonte: Lando Lacerda - VZ1