Veja como será o funcionamento dos bancos durante o Natal e Ano-Novo
Contas de consumo que vem no feriado podem ser pagas sem multa no próximo dia útil; já os impostos devem ser antecipados
Nesta quarta-feira (24/12) os bancos terão o horário
de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília, ou das 8h às 10h
nos estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação à Brasília.
Nos dias 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização
Universal) não haverá expediente bancário e as instituições financeiras não
abrirão para atendimento presencial ao público.
As compensações bancárias não são efetivadas nessas
datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e
feriados, poderá ser feito normalmente.
O último dia do ano para atendimento presencial ao
público, com expediente normal para a realização de todas as operações
bancárias, será no dia 30/12 (terça-feira).
No dia 31/12 não há expediente bancário e as
compensações bancárias não serão efetivadas.
Já nos dias 26/12 e 02/01 os bancos irão funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.
CONTAS DE NATAL E ANO-NOVO
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao
calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a
sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de
barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo
atendimento telefônico dos bancos”, explica Walter Tadeu de Faria,
diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e
extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento
nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos
bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais
serviços.
Fonte: Istoé/Foto: Agência bancária (Crédito: José Cruz/Agência Brasil)
