Veja o vídeo do Prefeito Pedro Lucas esclarecendo sobre a suspensão dos Hospitais no atendimento a pacientes do SUS em Patos de Minas

Notícias | Saúde

19 Julho, 2013

0

Veja o vídeo do Prefeito Pedro Lucas esclarecendo sobre a suspensão dos Hospitais no atendimento a pacientes do SUS em Patos de Minas


O prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, reuniu-se com os órgãos de imprensa da cidade e Região, para esclarecer sobre o ressarcimento dos valores que extrapolaram o teto financeiro das internações regulares nos hospitais particulares e públicos de Patos de Minas, sendo que, inclusive, dois deles suspenderam o atendimento aos pacientes do SUS por tempo indeterminado.

A coletiva aconteceu no gabinete do prefeito por volta das 09h00 da manhã desta Terça-Feira e durante aproximadamente 01 (uma) o chefe do executivo esclareceu o impasse gerado entre os hospitais e a prefeitura municipal. De acordo com informações do Prefeito Pedro Lucas, a suspensão por parte de alguns hospitais da cidade de Patos de Minas aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) se deve a possíveis erros dos próprios hospitais no momento de repassarem dados ao Ministério da Saúde.

Os hospitais São Lucas, Regional e Vera Cruz, decidiram nesta Terça-Feira (16/07) suspender o atendimento através do SUS até que os recursos referentes às extrapolações sobre o teto financeiro das internações regulares de média e alta complexidade hospitalar sejam regularizados. Pedro disse que enviou projeto de Lei à Câmara Municipal em caráter de urgência, com o intuito de retirar recursos destinados a UPA III para fazer o pagamento no valor de R$794,330,12 aos hospitais credores, mas os diretores dos centros de saúde dizem que os valores chegam a aproximadamente 1 milhão de reais.  

Desse Total que o município deve aos hospitais, a maior valor terá que ser repassado ao Hospital Vera Cruz e o restante ao São Lucas. O diretor do Hospital Vera Cruz, Doutor Vander Alvarenga, esclarece sobre o impasse gerado entre prefeitura e o hospital, referentes aos atendimentos a pacientes do SUS. Ele disse que os hospitais só voltam a atender pelo SUS após o pagamento dos valores cobrados. Enquanto o prefeito Pedro Lucas disse que a prefeitura se isenta de qualquer óbito que possa vir a acontecer por falta de atendimentos dos hospitais que suspenderam os trabalhos a pacientes do SUS e que se algo dessa conformidade acontecer o Ministério Público será acionado.

Já na tarde desta Quarta-Feira (17/07) por volta das 14h00, os diretores dos hospitais São Lucas e Vera Cruz, Sérgio Piau e Vander Alvarenga, respectivamente, foram até a Câmara Municipal, e se reuniram com o Presidente do legislativo, Otaviano Marques e outros vereadores, na tentativa de encontrar uma solução para o impasse que gerou após a suspensão dos atendimentos de pacientes usuários do SUS. Mas os diretores foram categóricos e disseram que só voltam a atender os usuários do Sistema Único de Saúde, após  a prefeitura fazer o depósito.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (13)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)