VII Conferência Municipal de Saúde é realizada na cidade de Lagoa Formosa

Notícias | Saúde

22 Junho, 2017

0

VII Conferência Municipal de Saúde é realizada na cidade de Lagoa Formosa


A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Formosa realizou nesta quarta-feira (21/06) a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento foi promovido no Salão Paroquial São Vicente de Paula, na Rua Libêncio Mundim e aconteceu das 07h00 ás 17h00. A maioria dos servidores da área da saúde do município marcou presença na conferência, que contou também com a participação do prefeito municipal João Martins de Paula (Corete), do Secretário de Administração e Governo José Wilson Amorim, da Secretária de Saúde Camila Matos, do presidente da Câmara dos Vereadores Geraldo Célio Nunes de Macedo (Nelinho) e vários outros representantes do Legislativo Lagoense e também da Secretária de Educação Ilma Aparecida Marques.

Com o tema: Fortalecimento da Atenção Primária “o pilar da saúde da família”, o evento foi aberto oficialmente pelo prefeito municipal, que ressaltou a importância da saúde, que para ele é o mais importante setor de uma administração. Em seguida os alunos do 5º ano da Escola Municipal André Coelho apresentaram uma dança, simbolizando a história e a evolução das festas juninas, que foram trazidas de Portugal através dos colonizadores. Os estudantes mostraram algumas danças típicas e tradicionais tanto do país europeu quanto do Brasil. Na sequência a secretária de saúde, Camila Matos, comentou sobre a importância do projeto para a saúde pública de Lagoa Formosa.

Camila ressaltou durante a abertura do evento, que uma das dificuldades que a saúde do município apresenta é a sobrecarga do Pronto Atendimento (PA). Ela falou também sobre a importância da saúde da mulher, outro assunto de extrema responsabilidade para o bem estar social da população em geral. Ela comentou que o espaço estava aberto também para qualquer pessoa da cidade para dar opiniões, fazer críticas e sugestões. Para a secretária, saúde não é somente a ausência de doença, por isso, a secretaria de saúde está disposta a trabalhar sempre com muito empenho para atender a população da maneira que ela espera.

A VII Conferência Municipal de Saúde do município de Lagoa Formosa foi divida em duas etapas: antes e depois do almoço. Inicialmente a secretária apresentou o diagnóstico situacional do município, com espaço aberto para esclarecimentos de dúvidas. Logo após houve a palestra Fortalecimento da Atenção Primária com Maíra Lemos C. Taufick, que é Coordenadora do Núcleo Regional de Atenção á Saúde da Superintendência Regional da Saúde de Patos de Minas, também com espaço para diálogo com os presentes. E para finalizar a primeira parte do evento, aconteceu a vivencia e formação de grupos para levantamentos de propostas.

Por último, logo após o almoço dos presentes ao evento aconteceu á plenária final com votação de todas as propostas e também a reformulação do Conselho Municipal de saúde. A última palestra do dia com o tema complementar: Saúde da Mulher “Violência e DST’s” foi proferida pela própria secretaria de saúde, Camila Matos. Após um debate sobre o tema que durou aproximadamente 40 minutos aconteceu o encerramento da conferencia com entrega de certificados aos servidos presentes. A secretária de saúde aproveitou para dizer que o objetivo principal do evento é estabelecer metas e prioridades na saúde para os próximos 04 (quatro) anos. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (47)

COMENTÁRIOS (0)