Volta às aulas na rede estadual terá início em 8 de março com ensino remoto

Notícias | Educação

04 Março, 2021

0

Volta às aulas na rede estadual terá início em 8 de março com ensino remoto


O ano letivo de 2021 começará no dia 8 de março em Minas Gerais, mas no modelo remoto, já que uma liminar de Justiça ainda impede o retorno presencial. As aulas ainda serão de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial. O governo do estado já havia informado que os municípios e as escolas terão autonomia para definir a data do retorno do ensino presencial em Minas Gerais quando isso foi permitido. As famílias também poderão decidir se mandam ou não os estudantes para as escolas. 

Em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube98, o professor Carlos Coimbra, Superintendente Regional de Educação disse que os profissionais da educação estão preparados para essa volta de maneira remota como no ano passado. “Estamos montando todo um esquema especial para continuar com nosso trabalho de ensino aprendizagem”, disse. Coimbra ainda informou que na primeira semana de 8 a 12 de março, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos, ações desenvolvidas que promovem o estreitamento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola, e a identidade deles com o espaço escolar. Além disso, é nessa semana que os alunos começam a conhecer e a se apropriar das ferramentas de estudo não presencial.

No dia 15 de março, começarão a ser trabalhadas, efetivamente, as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Nesse mesmo dia, os estudantes iniciam as atividades remotas com os Planos de Estudos Tutorados (PETs). Para este ano, a novidade é que as apostilas com o conteúdo trabalhado passam a ser bimestrais. O esquema de distribuição segue o mesmo do ano passado, com os volumes do PET sendo disponibilizados gratuitamente através do aplicativo Conexão Escola 2.0 e site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Já para os alunos sem acesso à internet, o PET será entregue, também gratuitamente, na versão impressa, por diretores e parcerias feitas com municípios.

O PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual. O aplicativo Conexão Escola 2.0 foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os professores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponível para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e alunos da rede pública estadual. No aplicativo, também ficam concentrados os volumes do PET e as aulas do Se Liga na Educação.

Ainda no dia 15/3, terão início as teleaulas do programa Se Liga na Educação, que será transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas, de 7h30 às 12h30, e reapresentado pela TV Assembleia. O conteúdo das aulas estará alinhado diretamente com o conteúdo do PET. O 2º semestre letivo começa em 3 de agosto. O término do ano letivo está previsto para 17 de dezembro. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)