Patos 1
Segunda, 26/06/2017

10:54

34 99793-4633

Lagoa Formosa completa 54 anos de emancipação política, homenageia personagens e recebe bolo de presente

Patos 1 - Lagoa Formosa completa 54 anos de emancipação política, homenageia personagens e recebe bolo de presente

A cidade de Lagoa Formosa completou nesta Quarta-Feira (01/03) seus 54 anos de emancipação política e administrativo. Para comemorar seu aniversário foi preparada pela prefeitura municipal uma programação especial. As atrações começaram no último dia 26 de fevereiro com celebração de missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Já nesta quarta (01) a partir das 08h30 foi realizado Ato Cívico Cultural e Recreativo, que neste ano como aconteceu em 2016 foi realizado no Parque de Exposições Lázaro Caixeta Mundim, no Bairro Bom Retiro. Durante as apresentações foram realizadas a entrega da Comenda Prefeito Zico Carneiro, aos homenageados Joaquim Pires Ribeiro (Joaquim do Vico) e Lázaro João da Silva (Neguim do Prego).

Para homenagear uma das mais queridas cidades do Alto Paranaíba, a prefeitura municipal de Lagoa Formosa preparou várias atrações, que contou com participação de milhares de pessoas, incluindo inúmeras autoridades civis e militares. Estiveram presentes na comemoração, o prefeito municipal João Martins de Paula (Corete), o vice Acir Braga, o Presidente da Câmara dos Vereadores Geraldo Célio Nunes de Macedo (Nelinho) e demais vereadores, os Tenentes da Polícia Militar Paulo César Teles e Vanderlei, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Alencar Garcia (bozó), o secretário de administração e governo, José Wilson de Amorim, as candidatas ao título de rainha da Festa do Feijão de 2017, a secretária de Educação e Cultura, Ilma Marques, entre outras.

Um dos momentos de maior emoção da solenidade foi a entrega da comenda “Zico Carneiro” aos homenageados Joaquim Pires Ribeiro (Joaquim do Vico), 80 anos e Lázaro João da Silva (Neguim do Prego), 82 anos. O mestre de cerimônia Dênis Henrique fez a apresentação de ambos, contando a história de vida de cada um deles. Por motivos de saúde “Joaquim do Vico” recebeu a homenagem através de seu filho Márcio Antônio Ribeiro (Marcinho). Já “Neguim do Prego”, aproveitou para agradecer aos vereadores e a prefeitura municipal por ter citado o seu nome para receber a ilustre a homenagem. No final ele ainda subiu ao palanque e se apresentou com os membros de sua folia. Ainda houve apresentação das candidatas à rainha da Festa do Feijão e o lançamento das “Chaves Solidárias” do Rotary Clube, que irá sortear em junho, um carro e uma motoneta zero KM.

Outra atração foi o momento de cortar o bolo, que em seguida foi distribuído gratuitamente a todos os presentes ao evento. O bolo com 54 metros de cumprimento foi confeccionado com muito carinho pelas voluntárias e alguns servidores municipais. A maioria das mulheres que ajudam na produção do bolo realizam os trabalhos por puro prazer, como é caso da Secretária de Educação do Município, Ilma Aparecida Marques. Na parte da manhã ainda houve uma divertida pescaria na “lagoa”, que é o principal cartão postal da cidade. Mesmo com a pesca escassa, sendo que os peixes quase não apareceram nos anzóis, o que valeu foi a diversão dos pescadores. O ato se tornou tradição no aniversário da cidade, sendo que o esporte é proibido no local. Ainda houve muita diversão em gratuita para toda criançada que compareceu no parque com a equipe Tindolelê.

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu. Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar a beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e era plausível de moradia, muitos se fixaram no local e denominaram de "Lagoa dos Tropeiros", este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa. Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.

Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade. O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas. A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares. O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.

Vanderlei Gontijo
vanderlei@patos1.com.br
01/03/2017

Galeria de Fotos



COMENTÁRIOS

patos1@patos1.com.br

iTSITES Tecnologia