Cobra jiboia que vive em Área de Preservação Permanente em Lagoa Formosa chama a atenção de moradores

Regionais | Lagoa Formosa

17 Janeiro, 2018

0

Cobra jiboia que vive em Área de Preservação Permanente em Lagoa Formosa chama a atenção de moradores


Uma cobra jiboia que vive na Área de Preservação Permanente (APP), no Bairro Santa Cruz, na cidade de Lagoa Formosa tem chamado a atenção dos moradores do Bairro e das pessoas que passavam pela Rua José Ro. Borges. O animal que não é peçonhento, está sendo visto no alto dos galhos de uma arvore que fica dentro da reserva. Nesta terça-feira (16/01), alguns internautas flagraram a cobra engolindo uma ave, o que causou espanto em algumas pessoas que filmavam a ação da serpente.

De acordo com alguns “vizinhos” da cobra, ela já foi vista no local por vários dias. O animal aparece em cima da árvore geralmente no final de tarde, e ao que tudo indica sobe nos galhos na tentativa de encontrar alimento, como ocorreu na tarde desta terça (16), quando ela foi vista se alimentando de um pássaro. Um morador da rua chegou a pedir que as pessoas não joguem pedras ou pedaços de pau na cobra, uma vez que ela é inofensiva e tem gente tentando mata-la, acrescentou o homem.

Já no final da tarde, uma cobra jiboia estava rastejando em frente ao portão de uma casa nas imediações da APP, ao que tudo indica seria a mesma que estava em cima da arvore. Logo após, uma pessoa teria capturado o animal com a intenção de leva-la até uma área de preservação natural e soltá-la, mas essa hipótese não foi confirmada.

A jiboia é uma serpente que pode chegar na fase adulta medindo de 2 a 4 metros de comprimento, mas raramente chega ao tamanho máximo. Existe no Brasil, onde é a segunda maior cobra e pode ser encontrada em diversos locais, como no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica. Animal muito dócil, apesar de ter fama de perigoso; não é peçonhenta (sua mordida é dolorosa e pode causar infecção). É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto, além de sua pele poder ser usada na confecção de artefatos de couro. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (3)

COMENTÁRIOS (0)