Inscrições para vagas remanescentes na rede estadual de ensino começam nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro
Interessados devem acessar o site do Cadastro Escolar e escolher a escola de seu interesse que ainda tenha vaga disponível de acordo com o zoneamento
Começam
nesta sexta-feira (27/1) as inscrições para as vagas que não foram preenchidas
durante o Cadastro Escolar de 2023, no Sistema Único de Cadastro e
Encaminhamento para Matrícula (Sucem), da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). As vagas
remanescentes ficarão disponíveis até 10/2 no site
cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O interessado maior de 18 anos ou o
responsável pelo aluno menor de idade deve acessar o portal do cadastro,
preencher o formulário de inscrição e selecionar o tipo de ensino, nível, etapa
e turno que o aluno pretende estudar.
O sistema exibirá quais são as escolas que ainda possuem vagas dentro do
zoneamento do candidato ou em sua zona do endereço residencial. Ao fazer a
opção por uma escola, o encaminhamento é imediato e o candidato terá dois dias
úteis para confirmar a matrícula, de forma presencial, na instituição
escolhida, apresentando a documentação necessária. Se o candidato não confirmar
a matrícula dentro do prazo estabelecido, a vaga será disponibilizada para
outro candidato.
O subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso, destaca que o
candidato deverá ficar atento ao prazo de comparecimento à escola escolhida
para garantir a vaga de seu interesse, conforme os critérios já estabelecidos
pela secretaria.
“Após se inscrever, será necessário que o candidato compareça de forma
presencial à escola que fez a escolha da vaga, em até dois dias úteis, para
confirmar a matrícula. Caso não compareça nesse prazo, ele perderá a vaga e
terá que se inscrever novamente no sistema. Por isso, reforçamos que os
candidatos fiquem atentos aos prazos estabelecidos”, explicou o subsecretário.
Destacamos que esta é a única forma de assegurar uma vaga em uma escola da rede
pública no ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio em
Tempo Integral ou Integral Profissional e Educação Profissional.
Documentação exigida
É muito importante ficar atento aos documentos listados abaixo que devem ser
apresentados pelos pais ou responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de 18
anos, para efetivação da matrícula.
1. Documento de
Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno,
original e cópia;
2. CPF do aluno, original
e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa
se menor de idade;
3. Comprovante de
residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno,
quando maior de idade;
4. Histórico Escolar ou
Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno
está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
5. Histórico Escolar ou
Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de
Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao
Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso
técnico na forma subsequente; ou
6. Histórico Escolar ou
Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno
que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
7. Contudo, a SEE/MG
esclarece também que para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a
apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos
pais ou responsáveis.
Fonte: Agência
Minas