Lagoa Formosa completa 61 anos no dia 1º de março; coordenador de Cultura fala sobre a programação

A dupla Edy Brito e Samuel é uma das atrações preparadas pela prefeitura municipal para comemorar o aniversário da cidade

Notícias | Lagoa Formosa

23 Fevereiro, 2024

0

Lagoa Formosa completa 61 anos no dia 1º de março; coordenador de Cultura fala sobre a programação


No próximo dia 1º de março a cidade de Lagoa Formosa completa 61 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar foi preparada pela prefeitura municipal uma programação muito especial. As atrações começam às 7h da manhã com celebração de missa em ação de graças na Igreja Matriz. Já a partir das 08h30 será realizada Sessão Cívica, que acontece na Praça Nossa Senhora da Piedade. O coordenador de Cultura, Lânio Braga, fala sobre a programação (vídeo).


De acordo com Lânio, como já é tradicional, uma das atrações mais esperadas é o momento do corte e distribuição do bolo, que será entregue gratuitamente a todos os presentes. Já durante a noite, a partir das 21h, os lagoenses irão se divertir com o show da dupla Edy Brito e Samuel. 


Neste ano de 2024, a programação de aniversário da cidade irá se estender por todo final de semana, sendo que no sábado (2) e domingo (3) estão reservados vários eventos culturais, entre eles, lançamento de livro e Feira Cultural.  


HISTÓRIA DA CIDADE:

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu. Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar a beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e plausível de moradia, muitos deles se fixaram no local e denominaram de "Lagoa dos Tropeiros", este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa. Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.

 

Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade. O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas. A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares. O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.

Foto de capa: Multimagem

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)