Novo Ensino Médio já será realidade para alunos do 1º ano
Com início da aulas, nova proposta pedagógica será implementada nas escolas públicas e privadas de todo o país
O ano letivo
na rede estadual de ensino de Minas Gerais terá início na segunda-feira (7/2) e
trará novidades para os alunos do 1º ano do ensino médio. A partir deste
semestre, temas como Projeto de Vida, Eletivas e Itinerários Formativos farão
parte da rotina escolar.
Na Escola Estadual Geraldo
Teixeira da Costa, em Santa Luzia, na RMBH, professores e gestores aguardam o
início do ano letivo com grande expectativa. “Sabemos que não será fácil, mas
não podemos ter medo de começar. Essa reforma já devia ter sido realizada. O
currículo precisava dessa atualização para atrair mais a atenção dos alunos.
Estamos com muita expectativa que dê tudo certo”, conta a diretora Patrícia
Bernadete Xavier Andrade Lima.
Segundo a diretora, os
profissionais da escola participaram das formações indicadas pela Secretaria de
Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e agora irão
vivenciar, na prática, os conhecimentos adquiridos. Ao longo desta semana, os
professores coordenadores se reuniram com os colegas para orientar e discutir
sobre o Novo Ensino Médio. Uma live, em parceria com escola vizinha, também foi
realizada para esclarecer as dúvidas da comunidade escolar. A escola também
elaborou cartilhas que serão distribuídas para os estudantes.
O que muda
Com a implementação do Novo
Ensino Médio, as unidades de ensino passarão a contar com um horário a mais de
aula e com a disponibilidade de itinerários formativos aos alunos, sistema que
confere mais liberdade para o estudante focar em saberes de seu interesse, além
das matérias básicas de ensino, como Língua Portuguesa e Matemática.
Exemplo vem da Escola
Estadual Geraldo Teixeira da Costa. Na unidade foram escolhidas, pela direção e
colegiado escolar, eletivas direcionadas para técnicas de redação, para já
começar com a preparação do estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem), e Matemática Financeira. “Com o Novo Ensino Médio, temos a oportunidade
de auxiliar o estudante a traçar um percurso”, conta Patrícia.
Escolas piloto
No estado, 13 escolas
estaduais atuam como piloto para a proposta do Novo Ensino Médio. Elas estão
localizadas em diferentes regiões mineiras: Jequitinhonha-Mucuri, Central, Alto
Paranaíba, Norte, Triângulo e Sul. Para a escolha dessas unidades de ensino, os
critérios adotados foram os estabelecidos pela Portaria MEC nº 1.024, de 4 de
outubro de 2018, considerando as características que as potencializaram como
laboratório do projeto.
Uma das escolas piloto é a
Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, em Janaúba. Segundo o diretor da
unidade, Heleno Alves Teles, o início da implementação da proposta, em 2021,
foi um pouco complicado devido ao ensino remoto, mas com a retomada das
atividades presenciais foi possível perceber a mudança de postura dos
estudantes. “Essa mudança era necessária. É importante tornar o ensino mais
atrativo para o aluno. Quando eles retornaram presencialmente para a escola,
foi possível perceber uma mudança de postura. Estamos na expectativa da
ampliação para este ano”, conta. Na escola, a nova proposta estará presente
neste ano nas turmas de 1º e 2º ano do ensino médio.
Novo Ensino Médio
Um dos objetivos das mudanças
é tornar a etapa de ensino mais atraente e relacionada à realidade dos jovens,
promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do ensino
médio e colaborando para diminuição da evasão escolar.
Uma das principais mudanças é
a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas.
Na rede estadual de ensino mineira, a ampliação será baseada na criação do
sexto horário ou, em casos excepcionais, em contraturno.
No estado, os Itinerários
Formativos serão compostos pelos seguintes unidades/componentes curriculares:
“Projeto de Vida”, que considera as dimensões do contexto do presente, as
aspirações/projeções de futuro e os posicionamentos do estudante como sujeito
social e cidadão; “Preparação para o Mundo do Trabalho”, que contempla
introdução ao mundo do trabalho, à tecnologia e à inovação; “Aprofundamento nas
Áreas do Conhecimento”, composto por Núcleo de Inovação Matemática, Ciências da
Natureza e suas Tecnologias, Práticas Comunicativas e Criativas e Humanidades e
Ciências Sociais; e as “Eletivas”, que irão oportunizar a diversificação das
experiências escolares.
A implementação da proposta
ocorrerá de forma gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas
escolas que disponibilizam o 1º ano. Já em 2023, nas turmas do 1º e 2º ano; e,
em 2024, nas de 1º, 2º e 3º.
O Novo Ensino Médio foi
instituído pela Lei Federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e institui a Política de Fomento à
Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em Minas Gerais, as
mudanças têm como documento norteador o Currículo Referência de Minas Gerais do
Ensino Médio.
Foto de capa: arquivo Patos 1