Novo Ensino Médio traz novidades para alunos do 1° ano dessa etapa escolar em 2022
Novo Ensino Médio traz novidades para alunos do 1° ano dessa etapa escolar em 2022
O ano letivo de 2022 vai
trazer novidades para os estudantes que irão cursar o 1° ano do ensino médio.
Com a implementação do Novo Ensino Médio, em Minas Gerais, as unidades de
ensino passarão a contar com um horário a mais de aula e com a opção de itinerários
formativos, que darão mais liberdade para o estudante focar em saberes de seu
interesse. Também serão oferecidos os componentes básicos, como Língua
Portuguesa e Matemática. As modificações serão implementadas em todas as
escolas públicas e privadas do estado que oferecem este nível de ensino.
Entre as principais mudanças, está a
ampliação da carga horária anual, que passará de 833 horas e 20 minutos para 1
mil horas. Para essa ampliação, será criado o sexto horário ou, em casos
excepcionais, um contraturno. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), o ensino
médio noturno, as escolas especiais exclusivas, de educação do campo e
quilombola, indígenas e do sistema socioeducativo terão matriz curricular
diferenciada. Todas as informações sobre a organização curricular constam na
Resolução SEE Nº 4.657/2021.
Um dos objetivos de todas essas
alterações é tornar essa etapa de ensino mais atraente e condizente com a
realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa
aos alunos do ensino médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.
“O Novo Ensino Médio é uma transformação
necessária e desejada por educadores e estudantes. Por meio das mudanças,
professores poderão promover, a partir do seu componente curricular, da sua
área de conhecimento e de outras áreas, um diálogo interdisciplinar para
favorecer a compreensão do estudante de diferentes conceitos, fenômenos e
processos, além de ter a possibilidade de ampliar e aprofundar temas relevantes
do seu componente curricular. Já os estudantes serão incentivados a aplicar
seus conhecimentos e saberes, tendo como foco a resolução de problemas da vida
cotidiana, além de serem estimulados a refletir e a estruturar seus projetos de
vida”, destaca a diretora de Ensino Médio da Secretaria de
Estado de Educação (SEE/MG), Mônica de Oliveira Ribeiro Couto.
A implementação da proposta será
gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que oferecem o
1º ano; em 2023, nas turmas do 1º e 2º ano; e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º.
O Novo Ensino Médio foi instituído pela
Lei Federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de
Ensino Médio em Tempo Integral. Em Minas Gerais, as mudanças têm como documento
norteador o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio.
Matriz curricular
O Novo Ensino Médio será composto pela
Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias
que foram definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os Itinerários
Formativos, que se apresentam como parte flexível do currículo que permitirá
aos estudantes vivenciarem diferentes trajetórias a partir de seus interesses e
aspirações.
Os estudantes terão aulas dos componentes
curriculares que compõem as áreas de Linguagens e Suas Tecnologias, Matemática
e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza
e Suas Tecnologias.
A novidade da proposta são os
Itinerários Formativos, parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio.
Neles, os alunos poderão vivenciar componentes curriculares como Projeto de
Vida, que articula a construção de conhecimentos, a formação de atitudes e
valores e o protagonismo dos estudantes; Preparação para o Mundo do Trabalho,
que contempla introdução ao mundo do trabalho e tecnologia e inovação;
aprofundamento nas áreas do conhecimento, composto por Núcleo de Inovação
Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Práticas Comunicativas e
Criativas e Humanidades e Ciências Sociais; e as Eletivas, que irão oportunizar
a diversificação das experiências escolares.
Nas eletivas, a partir de um catálogo
elaborado pela SEE/MG, cada escola poderá escolher, por turma, dois componentes
curriculares, como cinema, compartilhamento no mundo virtual, astronomia,
pegada hídrica e seu impacto no ambiente, entre outros.
Escolas piloto
Em Minas Gerais, 13 unidades de ensino
da rede estadual já têm a oportunidade de vivenciar as mudanças que o Novo
Ensino Médio traz. Elas são escolas piloto e estão localizadas em diferentes
regiões mineiras: Jequitinhonha-Mucuri, Central, Alto Paranaíba, Norte,
Triângulo, Sul de Minas. Para a escolha dessas unidades de ensino, os critérios
adotados foram os estabelecidos pela Portaria MEC nº 1.024, de 4/10/2018,
considerando as características que as potencializaram enquanto laboratório do
projeto.
Nas escolas piloto, a proposta começou a
ser trabalhada em 2020, com turmas do 1º ano do ensino médio. Este ano, o Novo
Ensino Médio é realidade no 1º e 2º ano do ensino médio e no próximo ano
avançará também para as turmas do 3º ano.
Minas Gerais
O Currículo Referência para o Ensino
Médio de Minas Gerais foi homologado no dia 7/4, em reunião extraordinária do
Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG). O documento traz
modificações que serão implementadas em 2022, em todo o estado. A normativa foi
elaborada por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação
de Minas e por servidores da SEE/MG.
O currículo é formado por
oito capítulos, entre eles “Pressupostos para o Ensino Médio”, “Itinerários
Formativos” e “A formação continuada dos profissionais da educação”. Ele conta,
ainda, com uma seção apresentando normas, textos e estudos citados ao longo do
documento e com um glossário com termos recorrentes e característicos.