16º Campeonato Mundial de Futebol de Advogados foi disputado na Croácia
Foi disputado no mês de Junho na Croácia, O Mundiavocat 2012, campeonato mundial de advogados. A sede dos jogos foi à cidade de Rovinj. Neste campeonato existem duas categorias, a livre (qualquer idade) e a máster (acima de 35 anos, podendo cada time ter cinco atletas entre 30 a 35 anos de idade) e em cada uma delas pode haver a participação de vários equipes de cada país. O campeonato é organizado pelo advogado Francês, Vicente Pinatel.
O Mundiavocat contou neste ano com a participação de 35 times no Master e 38 no livre. O Brasil foi representado no Master por 3 times, um de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e outro do Espírito Santo. No livre foram 4 participantes, um de Minas Gerais, um do Distrito Federal, um do Paraná e outro de Goiás. Patos de Minas, também teve o seu nome incluido entre os jogadores que estiveram no mundial, o advogado Ricardo Queiroz de Faria, foi um dos 5 atletas com idade entre 30 e 35 anos, que jogou pelo time master de Minas Gerais.
Ricardo é diretor de esportes da 45ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Segundo ele os objetivos da realização do mundial são incentivar o esporte, promover a confraternização entre os advogados e também levar o nome do país para as outras partes do mundo.
A melhor colocação dos times brasileiros no Mundiavocat, foi o time livre de Minas Gerais, que sagrou-se campeão mundial, em uma final emocionante contra o time da Romenia. A equipe saiu perdendo o jogo, empatou no final do primeiro tempo e virou a partida nos minutos finais do 2º tempo da prorrogação.
Todo o evento foi registrado e esta no site da competição, www.mundiavocat.com , ou então na pagina do mundiavocat no facebook.
Fonte: Vanderlei Gontijo