Ação para conscientização e prevenção sobre abuso sexual de crianças e adolescentes é realizada na cidade de Lagoa Formosa
A Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade de Lagoa Formosa, juntamente com o Conselho Tutelar, CRAS e Polícia Militar realizaram na manhã desta Quinta-Feira (30/06) uma blitz educativa para distribuição de panfletos, adesivos e orientar aos motoristas sobre os crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu em frente ao pelotão da PM e contou com a participação de inúmeros funcionários de todos os órgãos vinculados ao projeto. A Polícia Militar foi a responsável por abordar amigavelmente os motoristas que chegavam e saiam da cidade pela Avenida Brasil. Em seguida era entregue aos mesmos panfletos educativos sobre o assunto e colocado no veículo um adesivo.
De acordo com informações da psicóloga do CRAS, Márcia Eunice, o projeto é realizado a nível nacional e tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no país. Exploração Sexual é quando acontece uma troca de bens em que a pessoa adulta paga seja em dinheiro, comida, roupa ou qualquer outro meio para realizar práticas sexuais com crianças ou adolescentes. Já o abuso sexual é a violação da sexualidade da criança pelo adulto para o seu prazer próprio ou de outra pessoa.
Na maioria das vezes há uma relação de confiança, entre a criança ou adolescente que sofre abusos e a pessoa que as pratica, o que garante o silêncio da vítima e a continuidade dos atos por parte do abusador. Márcia ressalta que, o ato é crime é da prisão de 1 a 12 anos. O que mais impressiona é que o criminoso geralmente é alguém da própria família, vizinho ou amigo. As denúncias contra alguém que pratica violência sexual contra crianças ou adolescentes podem ser feitas através do Disk Direitos Humanos pelo 0800 31 1119, ou se preferir a denunciante pode acionar o conselho tutelar da cidade e também as polícias Civil e Militar.
Fonte: Vanderlei Gontijo