Alunos de Lagoa Formosa participam de evento em Patos de Minas para comemorar criação do dia do Bombeiro Mirim
Aconteceu no ultimo Sábado (04/07), evento em comemoração ao dia do Bombeiro Mirim. A data foi criada para comemorar o sucesso do projeto social que atende a estudantes de Lagoa Formosa e Patos de Minas. A festa teve início com momento cívico de hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional. Estavam presentes o prefeito Pedro Lucas Rodrigues e a primeira-dama e a presidente da Fundação Promam, Gleide Lucas Ferreira Rodrigues. Também participaram da ação, a Secretária de Educação da cidade de Lagoa Formosa, Ilma Marques, do Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Júnior Vinhal e do Diretor de Esporte Geraldo Francisco (Geraldão). O comandante do Pelotão da PM, Tenente Telles, também prestigiou as comemorações. Ao todo 20 alunos da cidade estão participando do Bombeiro Mirim e se juntaram aos alunos de Patos de Minas.
Os pequenos bombeiros da cidade de Lagoa Formosa, aproveitaram para se divertir com várias brincadeiras e ainda puderam saborear um delicioso lanche. O Projeto Bombeiro Mirim acontece em Patos de Minas desde 2010 e é uma parceria entre Corpo de Bombeiros, DB, Sest/Senat e Prefeitura Municipal. Todos os anos são recebidos crianças e adolescentes em situação de risco social, as quais são selecionadas pelas escolas da rede municipal de ensino. As aulas e ações do projeto acontecem em sua maioria no Sest/Senat, no Bairro Planalto, na cidade de Patos de Minas. Já a cidade de Lagoa Formosa se ingressou no projeto em 2015 e foi a primeira cidade fora de Patos de Minas a fazer parte do Bombeiro Mirim.
O Programa de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim tem como objetivo preparar os alunos para o enfrentamento de diversas situações no campo, disseminando a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), onde é uma atividade socioeducativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade. As atividades de prevenção englobam: prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e dos vários tipos de acidentes, dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito, assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil.
Tudo isto dentro do contexto de responsabilidade social, verificada a degradação ambiental, o quadro de violência e criminalidade dos últimos anos e tantos outros males que assolam nossa sociedade, o CBMMG aproveita a convivência com as crianças e adolescentes como oportunidade para a disseminação de conhecimentos na área de convívio social, despertando também a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas.
O projeto se baseia nos recursos humanos do CBMMG e tem como público alvo crianças e adolescentes de 09 a 16 anos de ambos os sexos. Para se integrarem ao projeto, os candidatos são selecionados através das escolas, localizadas em bairros próximos ou em área de risco social, também entre outros aspectos, à condição de baixa renda da família como forma de proporcionar aos menores um relacionamento sadio e produtivo, possibilitando, ainda, oportunidades para exercitar sua iniciativa, independência e busca de identidade.
De acordo com o Sargento Dias, um dos instrutores do projeto, A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Patos de Minas se orgulha por poder desenvolver tão importante Projeto, estreitando os laços com as crianças e adolescentes que representam o futuro da nação. Futuro este, esperado por nós com cidadãos conscientes pela preservação do meio ambiente, preocupados com seu bem estar e do semelhante. Cidadãos, longe do mundo das drogas, prostituição e da marginalidade!
Fonte: Sargento Dias/ Matéria: Vanderlei Gontijo
Fonte: vanderlei Gontijo