Apesar das dificuldades conselheiros tutelares atendem quase 10 denúncias por dia em Patos de Minas
O Conselho Tutelar de Patos de Minas realizou uma média de 267 atendimento mensais no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o órgão, a maior parte das denúncias são feitas por telefone. Mas a grande demanda de serviços contrasta com as dificuldades da atual estrutura.
Os levantamentos do Conselho, apontam que a falta, omissão ou abuso dos pais e responsáveis, representaram 43,14% dos atendimentos registrados nos três primeiros meses do ano. Situação que preocupa o órgão, pelo alto grau de negligência. Outro problema preocupante é infrequência escolar. A orientação é de que a faltas devem ser sempre informadas ao Conselho Tutelar que vai avaliar a situação.
Os atendimentos são feitos por cinco conselheiros que se revezem em duplas para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, com apenas um veículo para percorrer todo o município. De acordo com a presidente Vanessa Gonçalves da Silva, quase sempre em um atendimento realizado, são necessários pelo menos quatro visitas, com encaminhamentos psicológicos, da família para o CRAS e as vezes até para o Ministério Público, inclusive com os retornos de visitação para acompanhar os casos.
A presidente ressaltou também que a quantidade de denúncias investigadas é considerada grande para a estrutura do conselho. Mesmo levando em conta todo o empenho dos conselheiros, que vem atuando com o máximo de atenção para todos os casos, o ideal ainda está longe de ser alcançado. Conforme a presidente, hoje o município precisaria de pelo menos mais uma equipe de cinco pessoas e um segundo veículo, para atender todas as demandas de denúncias e acompanhamentos prioritários, deixando a população melhor assistida.
O Conselho Tutelar de Patos de Minas funciona de 7h às 17 h na Rua Miozotes, 291, Bairro Jardim Paraíso. O telefone é o 3822-9694. O celular de plantão, que funciona das 17h às 7h da manhã é o 9 9669-1813.
colaboração:patos já
Fonte: Vanderlei Gontijo