Centenas de pessoas participaram da festa de São João no Sítio América no município de Lagoa Formosa

Regionais | Lagoa Formosa

27 Junho, 2016

0

Centenas de pessoas participaram da festa de São João no Sítio América no município de Lagoa Formosa


Centenas de pessoas participaram da festa de São João realizada no último Sábado (25/06) no Sítio América, no município de Lagoa Formosa. O evento aconteceu pela 3ª vez na propriedade e contou com a presença de pessoas de toda região do Alto Paranaíba. Os festeiros Fábia e Otávio receberam todos os convidados com muita alegria. Após a reza do terço e passagem da coroa que foi entregue para os novos festeiros Vitória e Gabriel, houve queima de fogos, fogueira, comidas típicas e muita animação.

De acordo com informações de Ney Braga, que é o idealizador da festa e pai de um dos festeiros, a Festa de São João em sua residência, tem como objetivo rezar o terço em louvor ao santo, confraternizar com a sociedade, manter a tradição e arrecadar donativos para a Casa de Repouso da cidade de Lagoa Formosa, através de doações de alimentos não perecíveis.  Ney ressalta que em todos os anos que realizou o evento em sua propriedade não houve nenhum fato desagradável no lugar. Ele disse que não foi registrado casos de furtos, acidentes, brigas ou qualquer fato desse gênero, o que para ele é sua família é de extrema importância.

Ney Braga aproveita para deixar uma sugestão a todos os festeiros que realizam eventos religiosos em suas propriedades. Para ele é muito importante à doação de donativos, como por exemplo, alimento não perecível para ser revertido em doações para as entidades filantrópicas de Lagoa Formosa. Neste ano de 2016 aproximadamente 500 quilos de alimentos foram arrecadados para a Casa de Repouso, que atualmente mantem 50 internos. Ele finalizou agradecendo às centenas de pessoas que estiveram no local e participaram juntamente com sua família do momento especial que mantêm viva a fé e tradição dos costumes católicos.

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas e tem duração de um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.

Fotos:Deocleciano Mundim

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (41)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)