Chuvas prejudicam transporte escolar e produção agropecuária em vários municípios

Municípios de Patos de Minas, Lagoa Formosa e Presidente Olegário sentem os efeitos das fortes chuvas

Notícias | Economia

13 Fevereiro, 2020

0

Chuvas prejudicam transporte escolar e produção agropecuária em vários municípios


As chuvas dos últimos dias estão causando dificuldades no meio rural de praticamente todas as cidades do Alto Paranaíba, provocando transtornos no transporte escolar e no escoamento da produção agropecuária dos municípios. Em algumas áreas estudantes enfrentam problemas para chegarem até as escolas, enquanto outros não conseguem sequer sair de casa.


Na zona rural de Patos de Minas, muitos alunos estão impossibilitados de saírem das propriedades rurais para se dirigirem até as escolas do município. Outras regiões do Alto Paranaíba também estão sofrendo com as constantes chuvas que caem em grande volume. Os estudantes que moram no meio rural de presidente Olegário e Lagoa Formosa também estão passando por apuros para chegarem até as salas de aulas.

O grande volume de chuvas que caiu nos últimos dias no município de Presidente Olegário, contribuiu para o aparecimento de buracos e lamaçais nas estradas rurais do município, principalmente na região da Prata dos Netos e Galena.

Como as estradas rurais são de terra e algumas não tiveram a manutenção adequada por causa da grande extensão territorial do município. A situação dificulta, principalmente, o escoamento da produção de leite e grãos no município, com evidente prejuízo para os produtores rurais. Algumas estradas são impossíveis de transitar nessa época do ano.

Na rodovia LMG-726, que não é pavimentada e liga a cidade de Presidente Olegário ao Distrito de Galena, Andrequice e Prata dos Netos, a situação está complicada. Na subida do córrego da Altina e na altura do KM 17, quando chove por vários dias fica impossível transitar, principalmente para veículos de grande porte.

A estrada é de responsabilidade do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), e há décadas motoristas reclamam dos locais críticos da rodovia, mas nenhuma providência é tomada pelo DER e os produtores rurais ficam com o prejuízo.

No município de Lagoa Formosa, de acordo com o coordenador de transportes da prefeitura municipal, Wesley, os efeitos das chuvas ainda não causaram grandes prejuízos, mas em algumas regiões, como exemplo, Sumaré, os alunos já enfrentam dificuldades com o transporte escolar, devida ao estado das estradas vicinais.

 Matéria: Vanderlei Gontijo/Fonte: ponoticias e Patosjá/Vídeo: NTV

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (2)

COMENTÁRIOS (0)