Com chegada de nova frente fria, Lagoa Formosa terá baixas temperaturas e possibilidade de geada

As temperaturas sobem no inicio da semana mas a partir de quarta-feira (28), o frio retorna à região

Notícias | Meio Ambiente

26 Julho, 2021

0

Com chegada de nova frente fria, Lagoa Formosa terá baixas temperaturas e possibilidade de geada


Uma nova frente fria acompanhada de massa de ar seco de origem polar, poderá derrubar as temperaturas e provocar novas geadas na região do Alto Paranaíba nesta semana.

A partir desta segunda-feira (26/07) as temperaturas têm uma pequena elevação, mas o frio volta com tudo no meio da semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que chega ao Brasil promete derrubar os termômetros, causando temperaturas negativas e geadas em algumas partes do Estado.  No Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas, as geadas devem voltar a ser registradas.


LEIA TAMBÉM:

Temperaturas voltam a cair no Alto Paranaíba e Lagoa Formosa registra 5º nesta terça (20)

No dia mais frio do ano em Lagoa Formosa internautas registram água congelada e geada na zona rural do município

 

Os dias com o clima mais ameno duram apenas até a quarta-feira (28). A partir de quinta (29), a previsão é de que as temperaturas voltem a cair.

 

Segundo a meteorologista, Anette Fernandes , "Nessa época do ano é normal ter a formação de geadas mesmo sem a atuação de uma massa fria. Isso porque a atmosfera está muito seca e a noite com predomínio de céu claro, então a perda radioativa faz com que a gente tenha temperaturas muito baixas durante a madrugada, junta a baixa umidade, céu claro e vento fraco favorece a formação dessas geadas. Nesta semana é devido a essa perda radiativa do predomínio do céu claro”. 

 

Enquanto a massa de ar polar ainda não chega, o tempo permanece estável nesta segunda-feira (26/07) em todas as regiões de Minas Gerais devido à atuação de uma grande massa de ar seco. A máxima registrada em Lagoa Formosa nesta segunda-feira (26) é de 28ºC, enquanto a mínima 12ºC.



Por volta das 15h00 desta segunda-feira(26) , Lagoa Formosa registrou 26ºC


Com a chegada da nova frente fria, o município de Lagoa Formosa deverá registrar na quinta-feira (29), a temperatura mínima de 7ºC, e a máxima poderá chegar aos 22ºC.  Na sexta-feira (30), quando deve gear no município, a previsão é que a mínima seja de 4ºC e a máxima de 24ºC.  Já no sábado (31), o Clima Tempo prevê que a mínima seja de 9ºC e que a máxima atinja os 27ºC.


 


Dados Clima Tempo

Em Patos de Minas, o dia mais frio deve ser a sexta-feira (30) quando a mínima deve ser de 3°C e a máxima de 24°C. Uma das menores temperaturas registradas na região deverá ser em Rio Paranaíba, onde na sexta (30) os termômetros deverão marcar 2°C.

 

Não há previsão de chuvas para a região e a umidade relativa do ar continuará baixa, entorno dos 20%, enquanto o ideal recomendado pela OMS é de 60%. Manter-se aquecido e hidratado, além de evitar exposição prolongada ao sol, umidificar as vias aéreas e o ambiente são medidas para combater a baixa umidade.

 

Confira as estimativas de temperatura feitas pelo Climatempo, para algumas cidades do Alto Paranaíba, entre 27 e 31 de julho de 2021, período de atuação desta nova e forte massa de ar frio.

 

·         Lagoa Formosa: entre 4°C e 24°C

·         Patos de Minas: entre 3°C e 24°C 

·         Presidente Olegário: entre 3°C e 24°C

·         Carmo do Paranaíba: 5°C a 24°C 

·         Rio Paranaíba: entre 2°C e 22°C 

·         Patrocínio: entre 3°C e 25°C

 

A previsão do Clima Tempo é de que na sexta-feira (30) poderá haver geadas em todas as cidades citadas.

 

*Com informações de Inmet e Clima tempo.

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)