Lagoa Formosa teve temperatura de 6º nesta manhã (01/07); outras regiões do estado tem registro de geada

De acordo com o site Clima Tempo as baixas temperaturas no estado vão até pelo menos nesta sexta (2).

Notícias | Mundo

01 Julho, 2021

0

Lagoa Formosa teve temperatura de 6º nesta manhã (01/07); outras regiões do estado tem registro de geada


As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba tiveram algumas das temperaturas mais baixas do estado nesta quarta-feira (30/06), com 2,5°C em Conceição das Alagoas, 3,1°C em Uberaba, 4,1°C em Patrocínio, e 8,9°C em Patos de Minas. Já a cidade de Lagoa Formosa apresentou nesta quinta-feira (01/07), segundo o site Clima Tempo, temperatura mínima de 6º. A frente fria chegou à região no início da noite de terça-feira e se intensificou na madrugada de ontem, sendo considerado o dia mais frio do ano na região. Além da queda nas temperaturas, a massa de ar seco polar também derrubou a umidade relativa do ar durante esta semana na região.


Monte Verde, Distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, teve a temperatura mais baixa do ano no estado, com termômetros abaixo de zero. Houve geada entre o fim da madrugada e início da manhã desta quarta (30/6)

LEIA TAMBÉM: 

Lagoa Formosa teve a madrugada mais fria do ano nesta terça (29/06)

A sensação térmica em Uberlândia baixou a 0OC no início da manhã de ontem, de acordo com o Inmet. O dia mais frio do ano também foi o de menor temperatura registrada nos últimos 21 anos. A semana segue fria, segundo a previsão do tempo para o município. A temperatura mínima registrada foi 4OC às 7h da manhã. Contudo, dados do Inmet mostram que os ventos de quase 10km/h e a umidade de 71% fizeram com que a sensação térmica fosse de zero grau.

 

FRIO E GEADA EM MINAS GERAIS

 

Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, foi tomado pela geada, quando os termômetros marcaram -2,7°C, menor temperatura do estado em 2021(foto: Hotel Cabeça de Boi/Divulgação )

Em Minas Gerais, os termômetros marcaram temperaturas próximas ou abaixo de zero ontem (30), com geada. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de frio, com temperaturas 5°C abaixo da média para Minas Gerais e outros seis estados e o Distrito Federal. O aviso é válido ao menos até as 23h59 de amanhã (2/07) para 645 municípios mineiros. "Nos próximos dias, o ar frio polar proporcionará declínio acentuado de temperatura em todas as regiões mineiras e formação de geada no Sul do estado, onde a temperatura mínima prevista é de -3°C", disse o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Claudimir de Azevedo.

 

Geada

Monte Verde, Distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais

"Em Minas Gerais, a condição de geada é observada, principalmente, no Sul do estado. Contudo, em episódios extremos de frio podem ocorrer também de forma mais branda em áreas isoladas do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata mineira", complementou. O Inmet prevê que, pelo menos até sábado (3/7), há possibilidade de geada em pontos isolados do Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes. Os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce devem ter céu parcialmente nublado com névoa úmida. Pode ocorrer névoa seca no Triângulo Mineiro, Oeste, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vale lembrar que esse fenômeno é resultado da presença de partículas e poluentes na atmosfera, somada ao clima seco, deixando uma faixa cinzenta sobre o horizonte.

 

Alerta

(foto: Arte EM/Soraia Piva)

Em função desse cenário no país, mapa do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) mostrava avisos de onda de frio e/ou declínio de temperatura para 16 dos 27 estados da Federação. Para Minas Gerais, os primeiros alertas eram válidos até a noite de ontem, incluindo 66 cidades, chegando aos municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes, Sul, Sudoeste e parte da Zona da Mata.

 

Ontem, o alerta foi estendido, com validade até sexta-feira (2/07), incluindo 645 municípios mineiros, de diversas regiões, entre elas a Metropolitana de Belo Horizonte. Uma larga faixa de perigo era indicada ontem na quase totalidade do estado e avançava pelo sul e interior da Bahia, além do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. (Confira mapa e as regiões afetadas no quadro.)

 

Marca negativa

A intensa queda de temperatura pôde ser percebida na manhã de ontem em diversas regiões de Minas Gerais, tanto que o estado registrou a menor temperatura de 2021. Segundo o Inmet, os termômetros marcaram -2,7°C em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. A temperatura negativa foi registrada entre as 6h e as 7h dessa quarta. A geada cobriu parte do distrito turístico, deixando a vegetação, veículos e outras superfícies cobertos de gelo. Até então, a menor temperatura de 2021 em Minas Gerais era -0,3°C em 25 de maio, também em Monte Verde.

Vanderlei Gontijo com informações do EM

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)