Com participação do Governador de Minas, novo Pronto Socorro municipal é inaugurado na cidade de Patrocínio

Após regularização dos repasses, prefeitura conseguiu investir R$ 16 milhões na unidade de saúde

Notícias | Saúde

19 Setembro, 2021

0

Com participação do Governador de Minas, novo Pronto Socorro municipal é inaugurado na cidade de Patrocínio


O governador Romeu Zema participou, neste sábado (18/9), da inauguração do Pronto Socorro Municipal Terezinha Moreira Marra, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. A nova unidade é uma demanda antiga da população e foi construída mediante recursos da prefeitura da ordem de R$ 16 milhões.
 
O prédio possui quase 7 mil metros quadrados de construção e conta com 36 leitos, sendo 12 leitos pediátricos e cinco de emergência.
Entre os equipamentos, destacam-se um moderno aparelho de Raio-X, além de móveis planejados na ala pediátrica para melhor atender os pacientes. Também foi construído um sistema exclusivo de abastecimento de água com reservatório subterrâneo.

Durante a coletiva, o governador reiterou o trabalho do Governo de Minas junto aos municípios. “Hoje, os prefeitos sabem que podem contar com os recursos que eles têm direito e que estamos devolvendo os repasses retirados indevidamente no passado. Aquilo que é de direito dos prefeitos não será subtraído em um centavo. Essa confiança mútua é fundamental. Cabe lembrar que a maioria das obras no estado envolve recursos municipais, estadual e federal”, lembrou.

O governador parabenizou o município pela inauguração do Pronto Socorro e lembrou que o estado contribuiu para que a obra se tornasse realidade. “Passamos a devolver para os prefeitos aquilo que foi retirado de forma ilegal”, disse.

Austeridade

O prefeito Deiró Marra agradeceu a presença do governador e o parabenizou pela política austera, com planejamento e gestão à frente de Minas Gerais. Ele também falou da importância do Pronto Socorro para a população. “Não quero que a minha gestão seja lembrada como a que fez o maior número de obras, mas como um governo que olhou pelo povo”, disse.  

Zema defendeu a rotina de sair do gabinete para conhecer a realidade dos municípios e dos mineiros. “Mais de 80% dos mineiros estão no interior. O governador deve estar onde a vida acontece. Infelizmente, a grande maioria daqueles que me antecederam fez um governo de gabinete. É visitando e conversando com os prefeitos, vereadores, deputados e o setor produtivo que conheço os problemas que ocorrem no estado e, dessa forma, tomo as decisões mais adequadas”, afirmou.

Vacinação

Romeu Zema afirmou que Governo de Minas dará continuidade ao processo de vacinação dos idosos contra a covid com a terceira dose e também dos adolescentes. “Esse trabalho vai continuar. A Secretaria de Estado de Saúde tem feito a maior operação de distribuição de vacinas da história de Minas Gerais”, explicou.

Em relação à cobertura vacinal em Patrocínio, a primeira dose já foi aplicada em 86,51% da população. Já a segunda, em 39,12%. O município conta com 38 leitos de UTI e 79 de enfermaria.

Antes da pandemia, a macrorregião Noroeste possuía 181 leitos clínicos adultos covid e 38 leitos UTI adulto covid. Atualmente, são 188 leitos de enfermaria e 85 UTI covid.

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)