Como usar a inteligência artificial no trabalho por meio das plataformas ChatGPT, Gemini e Copilot ?
Pesquisa aponta que 75% das pessoas já usam essa tecnologia nas atividades laborais
Um relatório conjunto da Microsoft e do LinkedIn
sobre o estado da inteligência artifical (IA) no trabalho, que contou com a
participação de usuários da suíte Microsoft 365 em 31 países, revelou que 75%
das pessoas já usam essa tecnologia no trabalho. Destes, 46% começaram a usar
em menos de seis meses. A empresa também diz que 78% dos usuários de IA estão
indo atrás de suas próprias ferramentas para trabalhar, em vez de esperar que
suas organizações forneçam as soluções.
Mas com tantos modelos e opções de IA disponíveis,
especialmente após os anúncios recentes da Microsoft, Google e OpenAI, como
saber que ferramentas usar no trabalho?
Como escolher uma IA no trabalho?
Existem muitas maneiras criativas de utilizar IA no
trabalho, seja para agilizar processos e aumentar a produtividade, seja para
obter inspirações que podem ajudá-lo a chegar a seus objetivos. O problema
muitas vezes é saber qual ferramenta usar
A solução mais comum é utilizar IAs como ChatGPT
(da OpenAI), Gemini (do Google) e Copilot (da Microsoft) para a produção de
textos, relatórios, postagens, traduções, e-mails e imagens. Dependendo da sua
necessidade, contudo, você terá que procurar ferramentas específicas.
Os modelos também são capazes de resumir PDFs e
destacar os pontos mais importantes de um texto, bastando que você solicite a
eles, da forma mais detalhada possível. Quando integrado a outros serviços,
como o Google Meet ou o Teams, são capazes também de gerar atas de reuniões e
anotações de encontros.
É importante ressaltar que IAs são sujeitas à falha
e podem “alucinar”, que é quando elas inventam dados ou fatos. Portanto, nunca
deixe de revisar todas as informações presentes em um texto gerado por IA. Além
disso, elas tendem a utilizar expressões pouco usuais e construir frases muito
publicitárias. Dependendo do contexto, talvez seja bom reescrever alguns
trechos. Você também sempre pode pedir à IA dar ao seu texto certos tons ou
evitar algumas abordagens.
Usando o ChatGPT
Ao utilizar a mais recente versão do GPT-4, que
pode ser acessada gratuitamente pelo computador (a versão mobile exige uma
assinatura mensal), você poderá adicionar arquivos do Google Drive ou OneDrive
diretamente no chatbot, sem a necessidade de download. Além disso, a IA é capaz
de interagir dinamicamente e em tempo real com tabelas, gráficos, textos e
apresentações. A assinatura do ChatGPT Plus, que permite o uso integral do
GPT-4 e outros recursos avançados, custa R$ 95,99 por mês.
Essa atualização dá ao ChatGPT a habilidade de
entender conjuntos de dados e completar tarefas em linguagem natural. A
ferramenta será capaz ainda de escrever e executar código Python por você,
lidando com grandes conjuntos de dados e criando gráficos de forma autônoma.
Para usar o recurso quando ele for disponibilizado,
na tela do chatbot, basta clicar no botão de anexar (um ícone de clipe
metálico, localizado à esquerda na barra de prompt), selecionar “Conectar ao
Google Drive” ou “Conectar ao Google Docs” e, após dar acesso do ChatGPT ao
serviço desejado, selecionar o arquivo com o qual deseja trabalhar.
Usando o Gemini
Já o Gemini possui uma integração direta com o
Google Workspace, ganhando recursos adicionais dentro de cada ferramenta, como
Gmail, Google Docs, Apresentações, Planilhas e Meet. Para que eles apareçam,
você precisa ter acesso ao serviço via assinatura do Google One AI Premium, no
valor de R$ 96,99 por mês.
Entre as possibilidades estão assistente de escrita
para e-mails e documentos, bastando clicar no botão “Me ajude a escrever”,
disponível para os assinantes do serviço no Gmail e no Google Docs. O Gemini
pode gerar planos de projetos, propostas, resumos, descrições de cargos e
outros tipos de documentos.
No Google Planilhas, o botão “Me ajude a organizar”
pode criar modelos personalizados de tabelas a partir de suas descrições. O
Gemini classifica e rotula os dados em células, entendendo seu contexto. A IA é
capaz de criar tabelas variáveis, incluindo cronogramas.
Já o botão “Crie uma imagem”, no Google
Apresentações, pode te fornecer ilustrações ou mesmo fotografias realistas para
suas apresentações, além de outros recursos visuais.
No Meet, é possível personalizar o fundo em
chamadas de vídeo, melhorar a qualidade da imagem e do som, simular iluminação
e ativar legendas e traduções automáticas, permitindo diálogo entre falantes de
diferentes idiomas, mesmo que eles não falem suas línguas. Ainda é possível solicitar
para que a IA faça anotações durante videochamadas e resumos dos principais
tópicos abordados em reuniões.
O Google também está introduzindo o Vids, um
aplicativo de edição e criação de vídeos integrado ao Workspace. Utilizando o
Gemini, o Vids gera storyboards e apresentações a partir de descrições em texto
e sugere imagens, clipes e músicas. O serviço oferece narrações pré-definidas,
com diferentes tons e emoções de voz, e permite a criação de roteiros com IA.
Usando o Copilot
O Copilot, inteligência artificial da Microsoft,
funciona integrado ao Windows 11, ao navegador Edge e à suíte de produtividade
Microsoft 365. Contudo, a última opção não sai de graça: é preciso desembolsar
R$ 2.142 por usuário ao ano, o que dá R$ 178,50 por mês. Além disso, você
precisa de uma licença do Microsoft Teams à parte se quiser integrá-la à
ferramenta de comunicação corporativa.
O Copilot para Microsoft 365 inclui integra a IA no
Word, PowerPoint, Excel, Outlook, Teams, Loop, Edge for Business e outros
aplicativos do Microsoft 365. Ao acessar a ferramenta, ela já te sugere uma
série de prompts, incluindo resumo de reuniões realizadas no Teams ou dos
últimos e-mails do Outlook. Assim, você consegue ficar por dentro das
comunicações sem precisar passar por todas elas individualmente.
Integrado ao Teams, o sistema permite ficar por
dentro de todas as necessidades da equipe e agilizar respostas aos colegas de
trabalho, transitando rapidamente entre rascunhos gerados pela IA e a
finalização de materiais nos aplicativos correspondentes, como Word ou Excel.
Também é possível solicitar ao Copilot anotações durante reuniões e a
consolidação da ata ao final dos encontros, com o sistema funcionando
paralelamente e de forma autônoma na barra lateral enquanto a reunião acontece.
Para otimizar o tempo de conversa durante uma chamada, a ferramenta ainda
sugere o momento ideal de mudar de assunto e a criação, divisão e rastreamento
de tarefas via Microsoft Planner.
Fonte: O Tempo