Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais oferece 560 vagas em concurso público para formação de soldados e oficiais
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM/MG) confirmou a realização de um concurso público, previsto para março de 2016. Os editais serão lançados no mês de novembro. Das 560 vagas, 530 serão oferecidas para a contratação de soldados (CFS), já as outras 30, são para a formação de oficiais (CFO).
Os candidatos aprovados deverão ingressar no Curso de Formação de Soldados, com duração de nove meses. A remuneração inicial para CFS é de R$ 4.098,00, além de benefícios. Para os aprovados no CFO, a remuneração inicial será de R$ 5.016,89. Alguns dos requisitos para concorrer as vagas são, possuir ensino médio completo, ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 de idade na data de inclusão, aptidão física, altura mínima de 1,60 m, dentre outros. Mais informações serão divulgadas no edital.
Profissionais que todos os dias participam de brigadas pela vida. Salvam animais, homens, mulheres e crianças em risco. Aqueles que prometeram sob o juramento de dedicar-se inteiramente “à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”. O Corpo de Bombeiros Militar são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. São consideradas Forças Auxiliares e Reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil desde 1915.
Os primeiros bombeiros surgiram na Marinha, devido os riscos de incêndio nos antigos navios de madeira, porém, eles existiam apenas como uma especialidade, e não como Corporação. Ao longo da história mundial, grandes incêndios marcaram as sociedades ao redor do mundo e, a partir dessas tragédias, foi preciso criar uma corporação de combate ao fogo. Assim, surge a primeira concepção do Corpo de Bombeiros. A primeira Corporação de Bombeiros no Brasil, foi criada pelo Imperador D. Pedro II, em 1856.
Em 1917 o Corpo de Bombeiros da Capital Federal tornou-se oficialmente Reserva do Exército. O termo Militar foi inserido na década de noventa para destacar a condição dos Corpos de Bombeiros como Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, bem como a de Militares dos Estados, situação essa reafirmada na Constituição Federal de 1988.
Foto capa: B52CiaBM
Fonte: Chrís Vieira