Corpo de Bombeiros realiza curso de resgate básico em Lagoa Formosa em parceria com a Secretaria de Saúde
O Corpo de Bombeiros da cidade de Patos de Minas realiza até nesta sexta-feira (21/10) na cidade de Lagoa Formosa, o Curso de Resgate Básico. O evento está acontecendo na Casa da Cultura desde a última terça-feira (18/10). O curso tem como coordenador o Tenente Fernandes, e faz parte do projeto dos bombeiros juntamente com a área da defesa civil. Em Lagoa Formosa, o curso está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, mas o convite foi estendido á todas as secretarias do município.
De acordo com informações do Tenente Fernandes, o curso acontece de 18 a 21 de outubro e tem como objetivo passar para os participantes as principais noções de resgate básico. No primeiro dia os integrantes do projeto receberam instruções práticas e teóricas sobre noções de enfermagem, mas antes o coordenador do curso fez uma breve introdução do que seria o evento. Na quarta (19) houve palestra e treinamento simulado de obstrução respiratória e pratica em parada respiratória. Na quinta (20) os participantes aprenderam sobre como socorrer pacientes vítimas de queimaduras, emergência clínica, hemorragias, fraturas e também imobilizações.
Já nesta sexta-feira (21/10), último dia de ministração do curso, o responsável pela aplicação do estudo será o Sargento Militar do Corpo de Bombeiros, Cláudio. O tema para finalizar o curso será animais peçonhentos. Todos os participantes do curso receberam uma apostilha de estudos, que é a mesma usada pelo Corpo de Bombeiros. Todos os dias houve dinâmica em grupos. Ainda nesta sexta (21), antes do encerramento do projeto, será aplicada uma prova para os participantes. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lagoa Formosa, Junior Vinhal, foi um dos integrantes do grupo que participou do evento. Ele ressaltou a importância do curso para auxiliar de forma correta nos resgates básicos.
Matéria:Vanderlei Gontijo/Colaboração:Junior Vinhal e Cristiano Santos/Fotos:Vanderlei Gontijo e Cristiano Santos
Fonte: Vanderlei Gontijo