Covid-19 em Patos de Minas: Centro de Testagem e Enfrentamento inicia atendimento nessa segunda-feira (17)

O Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19 está situado na Rua Dona Luiza, 710, Lagoa Grande (antigo CAPS AD).

Notícias | Saúde

17 Janeiro, 2022

0

Covid-19 em Patos de Minas: Centro de Testagem e Enfrentamento inicia atendimento nessa segunda-feira (17)


A partir dessa segunda-feira (17/01) as 08h00 da manhã, estará aberto o Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19 de Patos de Minas. O local foi estruturado no imóvel do antigo CAPS AD (Rua Dona Luiza, 710, Bairro Lagoa Grande), para funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. A ideia é desafogar as USFs e a UPA que estão com grande procura principalmente por pessoas sintomáticas respiratórias.


O fluxo de atendimento fica da seguinte forma: UPA: continua sendo referência para sintomáticos respiratórios graves; USFs: continua sendo referência para pessoas que apresentam sinais e sintomas leves ou estão assintomáticas. Não haverá oferta de teste rápido nas unidades até que o abastecimento seja normalizado. O diagnóstico será feito pelo médico, que tem autonomia para afastar o paciente por atestado.

Centro de Enfrentamento: referência para pessoas com sinais e sintomas leves e moderados, realizando teste rápido naquelas que se encaixam no grupo prioritário acima citado, sempre a partir do terceiro dia de sintomas. Aquele que não se encaixa nos grupos prioritários será avaliado pelo médico, que tem autonomia para afastá-lo por atestado.

Caso o paciente assistido no centro necessite de mais exames ou internação, será encaminhado para a UPA. Todas as pessoas com sintomas gripais/respiratórios devem cumprir isolamento por pelo menos sete dias, tenham ou não se submetido a teste.

Como no momento há risco de desabastecimento de testes rápidos para detectar a infecção em todo o Brasil, há novas orientações para uso desses produtos. Neste primeiro momento serão testados, a partir do terceiro dia de sintomas, somente:

- pacientes que tenham maior gravidade de sintomas (dispineia/desconforto respiratório; ou pressão persistente no tórax; ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente; ou coloração azulada de lábios ou rosto);

- pacientes hospitalizados e cirúrgicos;

- pessoas no grupo de risco (por exemplo, imunossuprimidos ou em tratamento de câncer);

- gestantes e puérperas (45 dias após o parto);

- trabalhadores assistenciais da área da saúde;

- colaboradores de serviços essenciais.

O Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19 está situado na Rua Dona Luiza, 710, Lagoa Grande (antigo CAPS AD).

Acesse o link abaixo e saiba mais informações importantes.

http://patosdeminas.mg.gov.br/home/covid-19-centro-de-testagem-e-enfrentamento-inicia-atendimento-nessa-segunda-feira/16/01/2022/

 

Fonte: Ascom/Prefeitura

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)