Edson Machado (Didi) vence convenção do PMDB e se torna o primeiro candidato a prefeito da cidade de Lagoa Formosa em 2016
Edson Machado (Didi) é primeiro candidato a prefeito da cidade de Lagoa Formosa. “Didi” venceu a convenção do partido PMDB realizada neste Sábado (23/07) na Câmara dos Vereadores. A convenção teve início às 13h00 e contou com a participação do público em geral. Votaram 10 integrantes do diretório provisório que foi criado às pressas depois que o antigo foi destituído no dia 12 de Julho de 2016. Dois pré-candidatos estavam disputando a convenção, o atual prefeito José Wilson Amorim e o ex-prefeito Edson Machado (Didi). Centenas de pessoas acompanharam a votação que ocorreu de forma pacífica. Votaram na convenção 05 (cinco) vereadores e 05 (cinco) integrantes da comissão provisória. Nenhum membro do diretório destituido compareceu ao local para acompanhar a votação.
A convenção PMDB em Lagoa Formosa começou a ganhar novos rumos, após o julgamento do pedido de intervenção do diretório do partido, que aconteceu no dia 12 de Julho de 2016 na capital Belo Horizonte. O resultado destituiu o diretório antigo, que era composto por 25 titulares e 08 suplentes. O mesmo foi substituído por uma comissão provisória, que fez o processo de escolha dos candidatos a prefeito, vice, vereadores e eventuais coligações para as eleições de 02 de Outubro de 2016. O novo diretório é composto por 10 representantes do partido, sendo que estes foram os responsáveis pela escolha do candidato a prefeito pelo PMDB na cidade. Ainda foi dado à comissão total liberdade para a escolha de coligações e candidato a vice-prefeito.
Inicialmente a convenção do PMDB estava marcada para acontecer em Lagoa Formosa na mesma data, com votação interna e escolha do candidato do partido a prefeito do município, sendo que o atual prefeito José Wilson Amorim e o ex-prefeito Edson Machado (Didi), caminhavam para uma disputa do voto dos convencionais. Para os simpatizantes da candidatura à reeleição do atual Chefe do Executivo, a medida soou com surpresa do ex-prefeito para eliminar a condição de favorito do prefeito atual e favorecer para a escolha de seu nome como candidato a prefeito de Lagoa Formosa para as próximas eleições.
Entretanto, para os simpatizantes do ex-prefeito Didi, a intervenção teria sido necessária para manter a integridade do partido e os rumos da política local. Edson Machado (Didi) entra na disputa das eleições municipais pelo PMDB com o currículo de ex-prefeito, sendo que ele já foi chefe do executivo municipal por duas vezes consecutivas. Já os outros partidos que tiverem a intenção de lançar candidatos na cidade de Lagoa Formosa tem até o próximo dia 05 de Agosto para registrarem seus candidatos. No caso das convenções não indicarem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral na cidade de Lagoa Formosa existem atualmente 13.727 eleitores
Fonte: Vanderlei Gontijo