Eleição define os cinco novos conselheiros tutelares de Lagoa Formosa para o período de 2016 a 2020

Notícias | Lagoa Formosa

05 Outubro, 2015

0

Eleição define os cinco novos conselheiros tutelares de Lagoa Formosa para o período de 2016 a 2020


Foi realizada neste Domingo (04/10) a eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares para a cidade de Lagoa Formosa, no quadriênio 2016/2020. A eleição foi realizada na Escola Municipal Alzira Borges Souto, e aconteceu de 08h00 as 16h00. Aproximadamente 02 mil eleitores compareceram às urnas para escolher seu representante no conselho. Dos cinco conselheiros escolhidos pelos lagoenses, 02 (dois) foram reeleitos e 03 (três) irão exercer o cargo pela primeira vez. Os eleitos serão empossados no dia 10 de Janeiro de 2016. Os candidatos ainda passarão por uma avaliação médica e psicológica, antes de tomar posse. Os concorrentes que não foram eleitos ficaram como suplentes em escala que segue posição na tabela de votação.

De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa, Mirian Helena de Lima Mota, a votação transcorreu com muita tranqüilidade. Ela ressalta que a eleição aconteceu simultaneamente em todos os municípios emancipados no estado de Minas Gerais. Ela conta também que o Conselho Tutelar em Lagoa Formosa funciona em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social. A carga horária de um conselheiro é de 04 (quatro) horas por dia de Segunda à Sexta-Feira, sendo que um dos conselheiros fica na função de plantonista 24 horas por dia, atendendo ao sistema rotativo mensal. Apenas dois dos atuais conselheiros se candidataram à reeleição e foram reeleitos. Segundo a secretária, eles recebem mensalmente um salário mínimo para ocupar a função. O dinheiro é repassado aos conselheiros pela prefeitura municipal. 

Conselho Tutelar é composto por cinco membros eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado,comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. O primeiro conselho tutelar foi criado pelo ex-prefeito de Maringá no Paraná Ricardo Barros em sua gestão. Importante esclarecer que a autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. No tocante às decisões, estas devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três Conselheiros. Para ser Conselheiro Tutelar, segundo o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município e possuir reconhecida idoneidade moral.  

CONFIRA A LISTA DOS CANDIDATOS E A COLOAÇÃO DE CADA UM NAS ELEIÇÕES DE 2015:

1-    Ieda Maria Braga Nazário - 402 votos

2-    Danil Antonio Pereira – 355 votos

3-    Lucimar Nacimento Gonçalves – 327 votos

4-    Maria Teresinha de Lima – 186 votos

5-    Maísa Angélica de Brito – 118 votos

SUPLENTES:

6-    Aparecida Bento dos Santos – 105 votos

7-    Lília Célia de Magalhães – 83 votos

8-    Alessandra Maria de Santana – 59 votos 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (23)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)