Equipe do Pronascentes realiza diagnóstico das nascentes do Parque Municipal do Mocambo em Patos de Minas

Notícias | Sociedade

12 Agosto, 2015

0

Equipe do Pronascentes realiza diagnóstico das nascentes do Parque Municipal do Mocambo em Patos de Minas


A equipe do Pronascentes realizou um diagnóstico das nascentes do Parque Municipal do Mocambo.  Foram geoprocessadas 16 (dezesseis) nascentes, as quais formam o córrego Caixa dágua, afluente do córrego do Monjolo que por sua vez é afluente do ribeirão da Fábrica, o qual deságua no rio Paranaíba, principal manancial que banha o município de Patos de Minas. No parque há nascentes preservadas, porém, existem também outras nascentes degradadas que necessitam de cuidados primários para serem recuperadas. A equipe recomendou várias técnicas para recuperação das nascentes tais como: recomposição vegetal, enriquecimento com espécies nativas, contenção de processos erosivos, dentre outras. 

O Pronascentes é composto pela coordenadora, Geize Carla Soares Marques, o Engenheiro Florestal do IEF, Rubens Cappuzzo e alunas do curso de Engenharia Ambiental, Adriana Saturnino, Júlia Thainá Celestino e Nathany Guimarães Castro, com auxílio do encarregado do parque, Aparício Martins de Oliveira.

A nascente é afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso dágua. Já olho dágua é afloramento natural do lençol freático, mesmo que de forma intermitente. As estratégias de preservação das nascentes devem abranger: conservação de solo (redefinição dos trajetos das estradas rurais, curvas de nível, bolsões e uso correto do solo) para controle dos processos de erosão e assoreamento; recomposição vegetal (plantio de espécies nativas), isolamento das áreas de nascentes para evitar o pisoteio de animais e, consequentemente a compactação do solo e práticas de educação ambiental que visem despertar uma consciência de uso racional da água.

Fonte: Ascom

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)