Escola Municipal Alzira Borges Souto inicia 3ª fase de projeto de matemática

Regionais | Educação

18 Agosto, 2017

0

Escola Municipal Alzira Borges Souto inicia 3ª fase de projeto de matemática


Aconteceu nesta quinta-feira, 17 de agosto, no pátio da Escola Municipal “Alzira Borges Souto”, o início da 3ª fase do Projeto “Matemática: onde todos os caminhos se encontram”. A ação foi lançada no mês de junho de 2017 com o objetivo de desenvolver os cálculos que envolvam as quatro operações.

De acordo com a supervisora Sensata de Fátima Babilônia Nunes Silva, “uma vez compreendidos os fatos fundamentais, eles devem ser aos poucos memorizados. Se o aluno não tiver memorizado os fatos, a cada momento ele perderá tempo construindo a tabuada ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas”.

Ela ressalta que a partir do lançamento deste projeto todos os alunos dos 4º e 5º anos passaram a participar de aulas e atividades especificamente voltadas a esse objetivo. Nesta nova fase do projeto os alunos foram convidados, juntamente com suas famílias, a confeccionar jogos matemáticos que envolvessem a multiplicação ou a divisão, conta a supervisora.

Os jogos foram apresentados de forma criativa, inteligente e divertidos. Cada aluno deveria fazer a exposição de seu jogo com suas regras, materiais utilizados e objetivo do mesmo. Ao final da exposição 04 dos melhores jogos foram premiados. Entretanto, todos saíram vitoriosos, desenvolvendo várias habilidades matemáticas.

Segundo a diretora, Fabiana Ferreira da Fonseca Braga, esta fase do projeto, foi também uma maneira de aproximar as crianças de suas famílias, já que no dia-a-dia poucos têm tempo para se dedicar a momentos de diversão em conjunto. Ela finalizou dizendo que atividades como esta proporcionam um aprendizado prazeroso com resultados positivos em todas as áreas da grade curricular.

Prova disso é a colocação da escola nas avaliações externas 2016 – PROALFA e PROEB, sendo que a Escola Municipal “Alzira Borges Souto” ficou em 1º lugar entre as escolas do município, obtendo notas acima da média esperada para o estado de Minas Gerais.

Fonte: Escola Alzira Borges Souto/Matéria: Vanderlei Gontijo

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (54)

COMENTÁRIOS (0)