Fazendeiros e moradores da zona rural de Lagoa Formosa começam a deixar suas propriedades aterrorizados com a onda de assaltos no município
Os fazendeiros e moradores da zona rural da cidade de Lagoa Formosa, estão deixando suas propriedades por causa do terror que os ladrões de fazendas estão causando na população rural. Nos últimos dias os bandidos chegaram a invadir duas propriedades que possuem dezenas de câmeras de segurança, sendo que em uma delas existe até uma fábrica onde funcionários trabalham diuturnamente na produção de ração, e ainda se encontravam no local, vaqueiros e um grande número de pessoas. Os bandidos que antes agiam esporadicamente na zona rural, atualmente roubam todas as noites e até mesmo à luz do dia. Além de cometerem assaltos à mão armada e furtos, os ladrões também aterrorizam suas vítimas com ameaças de morte e agressões, entre elas “socos” e coronhadas de armas. As vítimas apavoradas já não sabem mais o que fazer e pedem uma solução.
A realidade é que está cada vez mais perigoso e assustador para as pessoas que vivem na zona rural. A situação está geral em toda região do Alto Paranaíba, mas atualmente os ladrões estão concentrando suas ações nos municípios de Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas. Em duas propriedades invadidas nos últimos dias, os bandidos agiram de forma muito parecidas. Eles eram em turma de quatro indivíduos e usavam roupas (panos) amarradas em volta de suas cabeças para cobrir seus rostos. Em uma das fazendas os bandidos armados renderam os vaqueiros que se encontravam no curral se preparando para realizar a ordenha, e em seguida levou os mesmos até a sede da fazenda, onde dominaram os proprietários e anunciaram o assalto. A ação dos marginais teve duração de aproximadamente uma hora. Eles levaram grande quantia em dinheiro e fugiram em dois veículos da fazenda, que foram abandonados a poucos quilômetros do local do roubo.
Já no sítio de um empresário de Lagoa Formosa, na região conhecida como Ponte Alta há poucos quilômetros da cidade, os bandidos chegaram ao local por volta das 20h45 de Domingo (15/05) e nem mesmo as inúmeras câmeras de segurança que existem no lugar intimidaram a ação dos ladrões. No sítio, encapuzados e depois de desviar as câmeras de segurança, os elementos agiram tranquilamente arrebentando cadeados e fechaduras e levaram as mercadorias que lhes interessavam. O prejuízo no local foi de aproximadamente 10 mil reais. De acordo com o empresário do ramo de supermercados, tudo que havia dentro da casa que tinha valor material, e que foi possível carregar os ladrões furtaram. Os indivíduos seriam os mesmos que poucos dias depois invadiram outra fazenda na região de Campo Alegre, no município de Patos de Minas, mas que pertence à empresários da cidade de Lagoa Formosa. Outra região que tem sofrido com a ação dos ladrões a fazendas é o município de Carmo do Paranaíba. Na região de São Barto, Catulés, Bravinhos e várias outras os bandidos agem quase que diariamente. Eles levam tudo das propriedades, carros, dinheiro, mantimentos e jóias.
Além do prejuízo material, os ladrões causam danos, muitas vezes irreparáveis no psicológico das vítimas. Eles costumam ser muito violentos, sendo que em algumas ocasiões chegam a agredir as pessoas com coronhadas de armas de fogo. Quem já esteve sob a mira desses bandidos dizem que em todo momento eles ameaçam as vítimas de morte, caso as mesmas não entreguem grande quantia em dinheiro e armas de fogo. Muitos moradores das fazendas em estado de choque estão deixando suas propriedades e se mudando para as cidades. Uma pessoa que foi vítima dos marginais há poucos dias relatou à reportagem, que depois do roubo em sua casa já não consegue mais dormir, sendo que ao menor barulho ela já imagina a cena toda se passando novamente e o terror de permanecer sob a mira de uma arma de fogo. A Polícia Militar e autoridades em geral buscam alternativas para diminuir a ação dos bandidos na zona rural, mas até o momento as tentativas ainda não surtiram o efeito desejado. Há pouco tempo foi criado a rede de fazendas protegidas, um projeto que tem como objetivo auxiliar os moradores da zona rural a se proteger de uma forma eficaz e segura dos bandidos.
Fonte: Vanderlei Gontijo