Feira do conhecimento é realizada na Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade em Lagoa Formosa
A Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, em parceria com diversos seguimentos da sociedade lagoense, desenvolveu nos dias 18 e 19 de novembro, sexta e sábado, a “Feira do Conhecimento”, na qual alunos, professores e familiares expuseram o resultado de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. As áreas do conhecimento difundidas através desse projeto incluíram Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática. Os trabalhos foram expostos nas próprias salas de aula e cada grupo ficou responsável por um tema diferente. A exposição aconteceu de 08h00 ás 17h00 na sexta. Já no sábado o evento se encerrou ás 12h00
De acordo com informações da diretora da escola Andréa Vieira Braga Soares, algumas salas transformaram-se em teatro, outras cederam espaço a safáris, ao mundo animal e as demais exploraram universos distintos como reciclagem, a lógica e o raciocínio (jogos matemáticos), a nutrição - através de arte utilizando alimentos, DNA, plantas medicinais, reutilização de materiais na elaboração de jogos infantis, viagem pelo mundo através dos Continentes e sua diversidade, entramos também pelo mundo da física aplicada no cotidiano – protótipo de máquinas hidráulicas.
Segundo a diretora, o trabalho despertou toda a comunidade escolar que se fez presente durante a execução do projeto. As escolas do munícipio também foram convidadas para prestigiarem o evento e assistirem aos teatros. A feira se encerrou neste sábado, ao promover um show de talentos, com alunos da escola que ressaltam a música como arte e estilo de vida. Neste evento foram também entregues as premiações do campeonato de xadrez, da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), olimpíadas estudantis e as melhores redações (projeto de leitura da biblioteca).
“Portanto, o que posso dizer acerca de um momento tão especial quanto este que vivemos agora é parabéns a todos: alunos, professores, família e parceiros, que trabalharam com dedicação e compromisso, tornando este evento um ambiente de socialização de conhecimentos, de valorização da nossa cultura, de processo de construção de saberes em equipe e de consolidação de uma prática educativa em que os alunos tornam – se atores de sua aprendizagem, tendo como mediadores cada professor, que com esforço e responsabilidade, conduziram o desenrolar das atividades aqui desenvolvidas”, ressaltou a diretora.
Andréa Vieira ressalta que não é por acaso, que um dizer popular atesta que a base de toda conquista é o professor. Ela conta que eles ajudam a construir alicerces na qual os alunos irão edificar seus saberes, e conclui que é por essa razão que a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade apoia e investe em projetos visionários, pois tem o aluno como ator principal da construção de seus saberes. Aqui, a teoria e a prática de sala de aula andam lado a lado, objetivando mostrar às futuras gerações o quanto podemos e realizaremos através da Educação, finaliza a diretora.
Fonte: Andréa Vieira/Diretora da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade
Fonte: Vanderlei Gontijo