Figueira que existia no Bairro Bela Vista é cortada pela prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente explica o motivo da ação

Regionais | Lagoa Formosa

17 Agosto, 2016

0

Figueira que existia no Bairro Bela Vista é cortada pela prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente explica o motivo da ação


A prefeitura municipal de Lagoa Formosa cortou na manhã desta Quinta-Feira (18/08) uma arvore Ficus (conhecida popularmente como figueira), que ficava na Rua Vico Gregório, no Bairro Bela Vista. A ação desagradou aos ambientalistas, defensores da natureza e meio ambiente, mas o fato foi explicado pelos representantes da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Segundo eles, a Ficus, que já estava com idade avançada corria risco de desabar com os vendavais e colocava em perigo a vida de pessoas que moravam nas proximidades, ou mesmo de quem passava pela rua diariamente. Além disso, ela estaria prejudicando a redes de esgoto e pluvial.

De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, o corte foi programado, sendo que toda a ação foi realizada de acordo as normas previstas por lei. A secretaria informou que mesmo com o descontentamento por parte da população, o corte seria inevitável para o bem estar social de todas as pessoas que moram próximas ao lugar. Os responsáveis pelo corte explicaram à reportagem do Patos 1 Notícias, que ainda nesta sexta (18), estarão sendo plantadas no local outras 06 (seis) mudas de arvores próprias para áreas urbanas. Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente periodicamente é feita uma avaliação de todas as arvores de grande porte de Lagoa Formosa para saber de suas condições de vida.

As figueiras, também conhecidas como fícus, são plantas, geralmente árvores, do gênero Ficus, da família Moraceae. Há cerca de 755 espécies de figueiras no mundo, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical e onde haja presença de água. As figueiras podem crescer de forma enérgica e por isso não é indicado que se cultivem figueiras de grande porte perto de casas, pois o crescimento de suas raízes têm a capacidade de deformar as paredes das residências. Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (10)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)