Folia de Reis dos festeiros Vantuil e Maria volta a movimentar a zona rural de Lagoa Formosa neste final de semana
As tradicionais folias de reais continuam movimentando o município de Lagoa Formosa. Neste final de semana, a atração fica a cargo dos festeiros Vantuil e Maria do Varejão Planalto. Nesta Quarta-Feira (17/08) já era grande a movimentação no local. Além do almoço que foi servido à todos os presentes, uma grande número de pessoas se e encontravam no local preparando o lugar para receber os convidados a partir desta Quinta-Feira (18/08). A folia está acontecendo no sítio “Cochilo Manso” que fica na região do “Sapé” a poucos quilômetros da cidade de Lagoa Formosa sentido Limeira. O evento no local acontece até no próximo Sábado (20/08).
Além da celebração religiosa, o público presente irá se divertir com música ao vivo. Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil no início da formação da identidade cultural do país, e que ainda hoje prevalece vivo nas manifestações folclóricas de muitas partes do Brasil. As festas de reis como são conhecidas na região do Alto Paranaíba, acontecem até o final do mês de Agosto de cada ano.
Na região, o estilo das Folias sofreram mudanças com o passar dos tempos. Atualmente já não é possível ver folias com os convidados chegando montados a cavalos ou até mesmo em carros de bois. Os tempos mudaram, mas o que prevalece é a tradição que é passada de pais para filhos e que não deixa morrer a cultura da região. Nos meses de Junho, Julho e Agosto os festeiros reservam tempo especial para organizarem suas folias e manterem vivas suas crenças.
Em Lagoa Formosa, as Folias de Reis arrastam multidões de pessoas, e até mesmo os comerciantes aproveitam para faturar uma grana extra, sendo que as comemorações são em locais e datas programadas. As principais festas no município podem prolongar por até uma semana. As Folias de Reis são famosas também por oferecer comida em abundancia aos participantes. Já a tradição “manda” que a coroa seja passada de uma pessoa para outra todos os anos, assim mantendo viva a cultura da Região no Alto Paranaíba.
Fonte: Vanderlei Gontijo