Jogadora de Futebol de salão Feminino da cidade de Patos de Minas deve representar o país atuando na Itália
O Brasil é conhecido internacionalmente como o país do futebol, e as mulheres, em uma quebra de paradigmas, ganham cada vez mais espaço nessa prática esportiva. A atleta patense Vanessa Pereira, eleita por três vezes a melhor jogadora de Futebol Feminino de Salão, se consagrou campeã dos Regionais de São Paulo. Recentemente ela joga pela equipe São Claro e está prestes a se transferir para o time de futsal Italiano. Marcado para acontecer nos meados de setembro, essa é a segunda vez que a atleta representa uma equipe de outro país.
O futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador da linha de defesa, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é considerado o mais popular. Vanessa, que também atua na seleção brasileira espera se firmar no futebol Italiano, representando Patos de Minas e todo o Brasil. Ela também já teve passagens por Minas/Gov. Valadares, de Minas Gerais, e Kindermann/Caçador, de Santa Catarina, este último time no qual foi campeã da Liga Futsal Feminina pela primeira vez, em 2007.
Fonte: Vanderlei Gontijo