Jovem Aprendiz: cresce o número de jovens em busca de entrar no mercado de trabalho, em Patos de Minas

O Jovem Aprendiz possue 4 a 6 horas diárias de trabalho com remuneração de 712,99 valor que pode aumentar de acordo com as regras internas da empresa

Notícias | Gerais

21 Janeiro, 2025

0

Jovem Aprendiz: cresce o número de jovens em busca de entrar no mercado de trabalho, em Patos de Minas


Criada em 2000 e regulamentada em 2005, a Lei do Aprendiz, também conhecida como Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz, tem como objetivo a inclusão de jovens no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que os preparem para o mundo profissional.

Entre os requisitos para participar do programa, estão: ter entre 14 e 24 anos, exceto para pessoas com deficiência, para as quais não há limite de idade; e estar matriculado e frequentando o ensino fundamental ou médio. Para a inscrição, também são necessários documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital e, para maiores de 16 anos, o Título de Eleitor.

Segundo informações da Rede Cidadã, entidade de assistência social que desenvolve o programa Jovem Aprendiz em Patos de Minas, a busca espontânea de jovens por uma oportunidade no mercado de trabalho tem sido cada vez maior, tornando desnecessárias campanhas de incentivo.

A entidade recebe os currículos dos jovens interessados por meio de uma central de talentos, que os encaminha para as empresas parceiras. Por fim, a empresa realiza uma entrevista de emprego com o candidato, que definirá sua entrada no mercado de trabalho.

Ao escolher o menor aprendiz, a empresa firma um contrato de 21 meses, período em que o jovem aprenderá as funções da empresa e estudará diversos cursos na entidade, como conhecimentos bancários, logística, comércio varejista e ocupações administrativas.

Até o final do contrato, a empresa pode optar por efetivar ou não o jovem aprendiz. Vale lembrar que, ao término dos 21 meses, o jovem recebe um certificado de conclusão, enriquecendo assim seu currículo profissional.

Os interessados podem entrar em contato com a Rede Cidadã pelo número de WhatsApp (31) 9 8445-8618 ou comparecer à sede da entidade em Patos de Minas, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1220, na Faculdade Patos de Minas (FPM).

Confira a entrevista completa com Tatiana Magalhães da Rede Cidadã:

Fonte: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)