Moradores da cidade de Matutina começam a reconstruir suas casas e comércios depois da forte tempestade de granizo e vendaval
Pouco mais de uma semana após a cidade de Matutina ser atingida por uma forte chuva de granizo e vendaval, que deixou o município em estado de calamidade, os moradores ainda tentam se recuperar dos prejuízos. Em conversa com os secretários de Assistência Social e Educação de Matutina, José Carlos e Eliomar Pessoa, foi confirmado que os prejuízos causados após a chuva ainda está sendo calculado pelos órgãos responsáveis da prefeitura da cidade.
De acordo com informações, aproximadamente 70% dos moradores da cidade foram prejudicados pela forte chuva de granizo, que durou cerca de 40 minutos. Ainda não foi possível contabilizar ao certo quanto será gasto para restaurar as residências e comércios da cidade. Por sorte as escolas de Matutina não foram prejudicadas e estão funcionando normalmente. Os educandários ficaram fechados dois dias após a chuva, devido às condições psicológicas dos alunos, professores e colaboradores das instituições educacionais.
Os representantes da administração municipal fizeram questão de agradecer todas as cidades vizinhas de Matutina que estão ajudando e realizando doações para as pessoas que foram mais afetadas. Apesar de toda destruição causada pela chuva, a generosidade e colaboração das cidades vizinhas e dá própria população, estão superando todo o sofrimento e o susto. Aos poucos, os moradores mais prejudicados pelo temporal, estão reorganizando suas vidas.
Em conversa com moradores dos Bairros Alto do Rosário, Vila Vicentina e Casas Populares, locais mais atingidos pela chuva de granizo e pelo vendaval, as pessoas se mostraram alegres por ninguém ter se ferido durante a tempestade. Segundo eles, bens materiais são adquiridos novamente, vidas não. Além disso, com a ajuda das cidades vizinhas, várias doações de telhas, enxovais, eletrodomésticos, móveis, entre outros, foram feitas para a população Matutinense.
Para aqueles que ainda desejarem realizar algum tipo de doação, os materiais mais necessitados são: telhas de zinco ou veneziana (usadas ou novas), roupa de cama e materiais de construção. Maiores informações sobre doações, poderão ser obtidas através da Prefeitura Municipal da cidade, pelo telefone (34) 3674-1350.
Fonte:SGAGORA
Fonte: Vanderlei Gontijo