“Nasruas” Patos de Minas instala outdoors repudiando ensino de ideologia de gênero em escolas

O grupo também declara apoio a postura do vereador José Luiz (PODEMOS) e repudia os membros da comissão de educação da Câmara.

Notícias | Política

31 Outubro, 2021

0

“Nasruas” Patos de Minas instala outdoors repudiando ensino de ideologia de gênero em escolas


Na última sexta-feira (29/10), patenses que passavam pela região central da cidade, notaram um outdoor com posicionamento contrário ao ensino de ideologia em sala de aula. O tema ganhou maior notoriedade e discussão na cidade após o fato ocorrido na última semana quando o vereador José Luiz Borges Junior foi até uma escola municipal apurar informações repassadas por pais de alunos apontando que conteúdo relacionado com “ideologia de gênero” estaria sendo ministrado para alunos do 9º ano.

O posicionamento do vereador, que inclusive acionou a Polícia Militar alegando que teria sido impedido de acompanhar a aula para apurar as informações, dividiu opiniões dos patenses.

Inclusive três parlamentares da Câmara Municipal de Patos de Minas se posicionaram contra a atitude adotada pelo vereador José Luiz. Foram eles os dois professores, Daniel Amorim e Elizabeth Maria do Nascimento e também o advogado Vitor Porto.

Em resposta ao posicionamento dos três parlamentares, o grupo “NasRuas Patos de Minas” foi responsável pela instalação do outdoor na Rua Major Gote, repudiando o posicionamento de Daniel, Beth e Vitor e também ressaltando que não aceitarão “posicionamentos ideológicos em sala de aula”.

A reportagem procurou o presidente do “NasRuas Patos de Minas”, Welligton Wilson, que afirmou que o objetivo do grupo é colocar pelo menos 12 outdoors espalhados na cidade. Segundo ele esta ação tem caráter informativo com o objetivo de conscientizar a população de Patos de Minas.

“Não aceitamos ideologias de gênero ou outras ideologias dentro das salas de aula, seja qual for a ideologia, seja de esquerda ou de direita, não queremos ideologias, queremos que as crianças sejam ensinadas. A segunda frase é referente ao direito do vereador de fiscalizar e a última frase é questão de repúdio a nota mesmo, se você pegar a nota e ler, você vai perceber o quanto ela é inócua, aquilo foi mais para desqualificar o colega de trabalho deles, então nós repudiamos aquela nota,” afirmou Welligton.

O vereador José Luiz Borges Junior, também conversou com o jornalismo e esclareceu que  foi surpreendido pela ação e que em momento algum contribuiu financeiramente ou com sugestões para esta ação, mas acrescentou que acha justo a manifestação realizada pelo “NasRuas” Patos de Minas.

“É uma maneira de chamar atenção da população e mostrar o que está acontecendo em nossas escolas, eu acho justo fazer uma manifestação dessa, onde que ao invés de apoiar, outras pessoas vieram criticar, vieram fazer nota de repúdio, sem mesmo conversar comigo sobre o que fui fazer lá. Tomaram partido sem questionar, tomaram lado sem fazer nenhum tipo de pergunta, porque são pessoas que já estão pré-dispostas a isso. Eu agradeço muito o NasRuas por ter feito essa manifestação, e a população pode contar comigo que sempre estarei no pé deles.” Afirmou o parlamentar José Luiz Borges Junior.

A equipe de reportagem também solicitou o posicionamento dos três vereadores citados no outdoor.

Vitor Porto respondeu que é contra qualquer tipo de doutrinação em escolas e acrescentou que o vereador pode sim questionar os métodos que estão sendo utilizados, mas que existem formas de serem feitos esses questionamentos.

Confira o posicionamento de Vitor Porto na íntegra:

Eu manifestei através da minha nota postada no meu Instagram. Eu sou contra qualquer tipo de doutrinação em escolas. Uma coisa é seguir a Base curricular que é uma norma estudantil para regulamentar a aplicação do ensino para crianças e adolescentes. Outra coisa é questionar a forma que ela está sendo utilizada. O vereador pode sim questionar, mas existem formas de serem feitos esses questionamentos. Respeito é o maior ensino que crianças e adolescentes podem ter dentro de casa. Então devemos partir daí!

Já Professora Beth e Professor Daniel Gomes, se posicionaram por meio de uma nota conjunta assinada pelos dois educadores, afirmando a defesa pela educação e respeito ao próximo e esclarecendo que o que não apoiam é a tentativa de invasão à sala de aula e constrangimentos à professores e alunos.

Confira a nota conjunta dos parlamentares Professor Daniel e Professora Beth na íntegra:

A mensagem contida no outdoor não faz sentido. Defendemos uma educação que capacite o indivíduo para o exercício da cidadania e o respeito ao próximo. O que não apoiamos é tentativa de invasão à sala de aula e constrangimentos à professores e alunos.

LEIA TAMBÉM

Falcão se posiciona após polêmica envolvendo ideologia de gênero em escola de Patos de Minas

Por Clube notícia

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)