Operação Centauro: Van de transporte clandestino de passageiros é apreendida em Patos de Minas

A ação da ANTT faz parte do combate ao transporte clandestino de passageiros e é realizada em todo o Brasil.

Notícias | Policiais

14 Outubro, 2021

0

Operação Centauro: Van de transporte clandestino de passageiros é apreendida em Patos de Minas


A Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza a “Operação Centauro” de combate ao transporte clandestino de passageiros. A ação é realizada em todo o Brasil e apreendeu três veículos irregulares que trafegavam pela BR-365 em Patos de Minas. As apreensões aconteceram nesta quarta e quinta-feira (14/10).


Segundo o coordenador substituto de fiscalização da ANTT, Reginaldo Romero, a operação é realizada pela ANTT com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que disponibilizou uma equipe especifica para a operação na região.

Em Patos de Minas, a equipe da ANTT e da PRF fazem barreiras na região desde quarta-feira (13/10). P motorista de uma van Fiat/Ducato, com placas de Demiro Gouveia/AL, tentou fugir de uma abordagem na BR-365. O condutor ainda entrou numa estrada de terra para tentar despistar as viaturas da ANTT e a PRF.

Após ser abordado, os fiscais constataram que o veículo estava totalmente irregular e não poderia realizar aquele tipo de transporte. Dentro da van, havia 14 passageiros, sendo quatro deles crianças. O veículo saiu de Alagoas com destino a Patos de Minas e levava trabalhadores rurais para a colheita de café numa fazenda da cidade.

Além disso, outros dois ônibus foram apreendidos. Um deles estava com a documentação irregular, porém estava sem passageiro. Já outro ônibus transportava 34 passaeiros de Arapiraca/AL com destino a Rondonópolis/MT. O veículo era autorizado para fazer fretamento, porém realizava uma viagem comercial, como ônibus de linha. O ônibus foi apreendido e a empresa responsável teve que contratar uma empresa regular para fazer o restante do trajeto.

Reginaldo disse que também foram fiscalizados diversos ônibus que estavam com problemas de segurança. Após serem sanados, os veículos foram liberados para seguir viagem.

Operação Centauro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres deu início na última sexta-feira (08/10), uma operação nacional de combate ao transporte clandestino, denominada “Operação Centauro”, com o intuito de assegurar aos usuários a adequada prestação de serviços de transportes terrestres e com foco principal na regularidade e conformidade do transporte rodoviário interestadual de passageiros.

A ação ocorre em 27 pontos estratégicos e rotas do transporte clandestino ao longo do Brasil. A escolha do período é em decorrência do acréscimo de fluxo de transporte irregular em função de feriados.

Nesse trabalho, a ANTT conta com o apoio institucional de alguns órgãos, os quais estarão presentes conjuntamente com as equipes de fiscais.

Na mitologia grega, centauros são criaturas lendárias, que vivem nas florestas, conhecidas por serem metade ser humano e metade cavalo, ou seja, uma mistura de seres que não eram nem um nem outro. Essa alusão toma como base que os ônibus/empresas que prestam este serviço de transporte clandestino não possuem instalações formais, bem como seu serviço é um misto de transporte com falta de segurança, cumprimento de normas/burla do direito do usuário a um transporte adequado.

Fonte: ANTT

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




Galeria de Fotos (3)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)